Tecnologia

6 ago, 2015

Google e MIT criam algoritmo capaz de separar o reflexo das fotos

Publicidade

Se você já tentou tirar foto de alguma paisagem pela janela e se incomodou com o reflexo que saiu na foto, essa é para você. Pesquisadores do Google e do MIT, em parceria, criaram um algoritmo capaz de pegar imagens com reflexo e separá-las em duas: uma sem o reflexo, e outra com apenas o reflexo.

Com isso, seria possível, por exemplo, tirar uma foto de uma janela e, em seguida, eliminar os objetos que foram refletidos. O algoritmo também consegue eliminar outros impedimentos entre o objeto retratado e a câmera, tais como grades e telas. Por ora, no entanto, ele só consegue fazer isso usando múltiplas fotografias.

20150805163456_660_420

Para realizar esse efeito, o algoritmo compara as diversas imagens (que podem ser uma sequência de fotos ou de quadros de um vídeo) e analisa quais objetos são os reflexos ou obstruções. Em seguida, ele separa a imagem “limpa” e o reflexo, criando duas imagens separadas para cada uma utilizada. O vídeo abaixo explica melhor como o algoritmo funciona:

Um dos empecilhos, por enquanto, é que algumas das imagens recuperadas acabam cortando um pedaço da imagem original. No entanto, conforme o vídeo mostra, o algoritmo é bastante útil quando se trata, por exemplo, de capturar imagens noturnas através de janelas.

Embora os autores não tenham mencionado quando essa tecnologia pode chegar a dispositivos como smartphones, é possível que, por se tratar de um algoritmo, ela não necessite de mudanças de hardware para funcionar.

***

Com informações de Olhar Digital