O Google está dando aos desenvolvedores a oportunidade de criar aplicativos ainda maiores do que os desenvolvidos atualmente. Isso porque os arquivos APK para Android na Play Store agora podem ter até 100 MB, o dobro do tamanho aceito anteriormente.
Com os dispositivos móveis se tornando cada vez mais poderosos, com mais espaço de armazenamento e telas mais densas que requerem gráficos com resoluções mais altas, o aumento no tamanho dos arquivos veio a calhar para os desenvolvedores.
Quando o limite do tamanho do arquivo APK da Play Store era de 50 MB, alguns aplicativos exigiam o download de arquivos extras para funcionar integralmente após sua instalação. Isso acontecia muito em jogos com suporte para diferentes conteúdos em vídeo e músicas que não caberiam num único APK.
Porém, apesar da possibilidade de criar aplicativos com maior qualidade, o Google não deixa de alertar os desenvolvedores para que eles pensem muito bem antes de adotar os 100 MB como tamanho padrão de seus apps. A gigante da web lembra que é preciso ter em mente os seguintes fatores:
- Conectividade de dados móveis: usuários de todo o mundo têm diferentes velocidades de conexão móvel. Em lugares como o Brasil, por exemplo, a conexão tende a ser mais lenta, tornando menos propenso o download de apps muito grandes.
- Desempenho do app: os dispositivos móveis têm espaço de armazenamento e memória RAM limitados. Quanto maior for o seu app ou game, mais lenta poderá ser a sua execução; e isso não agrada os usuários.
- Tempo de instalação: as pessoas querem começar a utilizar um app o mais rapidamente possível depois de clicar no botão “instalar”. Um arquivo maior pode significar um maior tempo de instalação, o que aumenta o risco de desistência.
Apesar dos alertas, a novidade deve ser bem recebida pela comunidade de desenvolvedores. A mudança no limite do tamanho de arquivos começou a vigorar nesta segunda-feira (28), portanto é provável que em breve você comece a se deparar com apps maiores na Play Store.
***
Com informações de Canal Tech