Na semana passada, o Google anunciou seu ingresso ao Open Compute Project (OCP), a fim de ajudar a padronização da infraestrutura de TI. Mais especificamente, o Google vai contribuir com uma nova especificação que inclui um rack distribuição de energia de 48 volts.
Em seu blog, o Google afirma que, em 2009, começou a avaliar alternativas para seus projetos de energia de 12 volts que poderiam conduzir melhor eficiência e desempenho do sistema, já que seus produtos passaram a exigir computação de alto desempenho, como CPUs de alta potência e GPUs.
Leia mais:
- Google lança Create, plataforma para produtores de conteúdo no Google+
- Google vai usar “deep learning” para aumentar precisão do tradutor
A empresa deu o pontapé inicial no desenvolvimento do rack de distribuição de energia de 48 volts em 2010, e descobriu que ele era, pelo menos, 30% mais eficiente em energia e mais rentável no suporte para esses sistemas de alto desempenho.
Desde então, a arquitetura de 48 volts do Google evoluiu e agora inclui servidores com 48 volts até projetos de pontos de carga.
A empresa afirma que a adesão ao OCP é oportunidade de compartilhar sua experiência e expandir a especificação Open Rack. “Estamos colaborando com o Facebook em um rack de 48 volts comum que pretendemos submeter à consideração do OCP”.