Depois de um preview limitado, o Google anunciou ontem a versão beta pública da sua API Cloud Vision – um serviço que permite aos desenvolvedores criar facilmente reconhecimento de imagem e features de classificação em seus aplicativos.
A tecnologia do Google faz coisas básicas, como extrair texto de imagens, mas seu poder real está em realmente reconhecer os objetos em uma imagem. Essa é a mesma tecnologia que alimenta a pesquisa de imagens no Google Photos e que pode reconhecer qualquer coisa, desde flores, alimentos e animais a marcos locais. O Google diz que tem treinado o algoritmo para reconhecer “milhares” de objetos diferentes.
Leia mais:
A classificação de imagens é provavelmente a característica mais interessante da API, mas o serviço também pode sinalizar conteúdo impróprio, por exemplo. Então se você quiser manter o seu app de foto em uma classificação etária mais abrangente, a API Cloud Vision também pode ajudá-lo nesse sentido. E se você só quer ver as pessoas felizes em suas imagens, a API também apresenta análise de sentimento.
O Google também anunciou ontem os preços de acesso à API e o valor a ser pago vai depender de como você usá-la. Detecção de etiqueta, por exemplo, vai custar US$ 2 por 1.000 imagens, enquanto que ao reconhecimento ótico básico de caracteres é um pouco mais barato: US$ 0,60 por lote de 1.000 imagens.
Durante o período beta, o Google vai restringir os usuários a uma cota de até 20 milhões de imagens por mês. A empresa afirma que várias empresas já implementaram o serviço durante o preview. Yik Yak, por exemplo, usou a API para a extração de texto e detecção de recurso.
Com informações de TechCrunch