DevSecOps

16 nov, 2015

Gmail vai alertar sobre mensagens provenientes de conexões inseguras

Publicidade

Em breve, o Gmail será capaz de alertar usuários sobre e-mails provenientes de uma conexão sem criptografia. A iniciativa faz parte dos resultados de uma nova pesquisa que envolve segurança em e-mails.

gmail

Atualmente, o Google já utiliza o HTTPS no Gmail a fim de manter segura a conexão entre o navegador e os servidores. Além disso, Google e outros provedores de e-mail começaram a criptografar suas conexões de servidores. No entanto, nem todos os provedores suportam mensagens criptografadas.

Leia também:

O projeto de pesquisa, feito em parceria com a Universidade de Michigan e a Universidade de Illinois, descobriu que a segurança em e-mails aumentou nos dois últimos anos e que 94% das mensagens que chegam ao Gmail carregam alguma forma de autenticação. No entanto, segundo o Google em seu blog, supostamente havia regiões na Internet impedindo ativamente a criptografia de mensagens por adulteração de pedidos para iniciar conexões SSL.

Além disso, o Google descobriu servidores DNS maliciosos que estavam entregando informações falsas de roteamento para servidores de e-mail procurando pelo Gmail. A empresa os descreve como “listas telefônicas que listam números de telefone falsos de forma intencional”. O blog explica que apesar de esse tipo de ataque ser raro, ele é bastante alarmante, já que poderia permitir que criminosos alterassem as mensagens antes de elas serem retransmitidas para os destinatários. “Embora essas mensagens não afetem a comunicação Gmail-para-Gmail, elas podem atingir mensagens entre provedores”, afirmou o blog.

Para notificar os usuários sobre possíveis perigos no e-mail, alertas estão sendo desenvolvidos com o objetivo de informar os usuários sobre mensagens enviadas por meio de conexões inseguras (não criptografadas). A novidade será liberada nos próximos meses, de acordo com a empresa.

Com informações de Neowin