Com a IA no desenvolvimento de software em ascendência, o que esperar do mercado no próximo ano? De acordo com o GitHub, plataforma de desenvolvimento impulsionada pelo Copilot mais usada do mundo, as ferramentas para desenvolvedores continuarão em evolução até que a IA se integre completamente a todas as áreas do processo. O objetivo será fornecer suporte e assistência personalizados durante todo o ciclo de vida do software, aprimorando a experiência do profissional e atraindo novos talentos para o setor. Conheça as tendências de desenvolvimento para este ano.
Tendências de desenvolvimento para 2025
1. A IA ainda está redefinindo a cena
A IA está fazendo mais do que apenas escrever código, já que também ajuda a criar, implantar, testar, manter e corrigir softwares. O auxílio em tarefas específicas em cada etapa do processo, além de ciclos de feedback críticos e iterativos, mantêm o desenvolvedor no controle o tempo todo, e facilitará que equipes criem sistemas mais rápidos e seguros.
Para Mario Rodriguez, diretor de produto do GitHub, a integração de plataformas se tornará um recurso determinante e diferenciado. “Para realmente ter sucesso em escala, as ferramentas de IA precisam se integrar perfeitamente aos fluxos de trabalho existentes. Por exemplo, ser capaz de trazer a detecção de vulnerabilidades diretamente para o assistente de codificação, e não apenas alertar, mas também corrigir automaticamente, será um divisor de águas.
2. IA agêntica, uma nova parceira
Dentro do desenvolvimento de software, a IA agêntica se refere à capacitação dos desenvolvedores com agentes para auxiliá-los em tarefas específicas durante o ciclo de trabalho, que podem otimizar significativamente os fluxos e contribuir para atingir metas mais complexas.
À medida que os agentes de IA continuarem a evoluir, eles poderão contribuir para lidar com tarefas mais difíceis, o que significa menos custo inicial de engenharia imediata para os usuários e mais tempo para tarefas estratégicas. “No GitHub, pensamos nos agentes de IA como os blocos de construção que ajudam a desenvolver sistemas mais avançados e mudam o processo de desenvolvimento de software para melhor”, afirma Shuyin Zhao, vice-presidente de produto do GitHub Copilot.
3. Privacidade de dados e priorização da segurança
Ao avaliar quais ferramentas de IA devem ser utilizadas, a privacidade e a segurança devem ser a maior prioridade. É necessário que o profissional se certifique de que há uma documentação detalhada disponível, explicando como o fornecedor processa os dados para prestar o serviço e quais medidas de segurança são adotadas, incluindo filtros contra vulnerabilidades conhecidas e conteúdo nocivo.
“É necessário entender como funcionam as ferramentas de codificação com IA. Muitas pessoas presumem que as funcionalidades de GenIA copiam e colam sugestões de seus conjuntos de treinamento. Portanto, analisar a documentação pública que detalha exatamente como ela funciona é a maneira de garantir que os profissionais entendam os impactos dessas aplicações e que estejam prontas para serem adotadas com segurança”, explica a vice-presidente de produto do GitHub Copilot.
“Além disso, as ferramentas de IA, como qualquer software, não são à prova de balas. Por esse motivo, precauções regulares, como linting e code scanning, devem estar na lista de práticas obrigatórias dos engenheiros internos”, conclui Shuyin Zhao.
Tendências de Desenvolvimento: Planejando a carreira à frente
A IA já faz parte do dia a dia no trabalho, e novas ferramentas e agentes não apenas ajudarão os desenvolvedores a escrever códigos mais rapidamente, mas também com melhor qualidade. Conforme revelado pela pesquisa de desenvolvedores do GitHub, os profissionais relataram uma probabilidade 56% maior de passarem nos testes unitários ao utilizar o GitHub Copilot. Com isso, Julio Viana, Gerente Regional do GitHub no Brasil, incentiva os estudos contínuos e a adaptabilidade às tecnologias emergentes como a chave para migrar para esse setor em 2025, especialmente com o avanço da IA agêntica e a maior demanda do mercado por pessoas especializadas.
“Para se tornar um desenvolvedor, é importante combinar a paixão pelo que faz às habilidades necessárias. O primeiro passo é verificar quais delas são as mais exigidas para o cargo desejado e procurar cursos, mentorias e fóruns para fazer perguntas para a comunidade, o que ajudará a definir metas mais objetivas para iniciar na carreira. Além disso, aqueles que se envolverem com as ferramentas de IA e investirem em treinamento serão recompensados por sua experiência e conhecimento”, conclui Viana.