O GitHub está lançando o Registro MCP, uma plataforma dedicada à descoberta e utilização de servidores MCP. A partir de uma interface central, as pessoas desenvolvedoras têm acesso a um único ambiente confiável para encontrar as ferramentas corretas rapidamente e contribuir para um ecossistema mais aberto e interoperável no GitHub.
A plataforma vai facilitar a localização de ferramentas e reduzir a fragmentação do recurso, já que hoje, os servidores MCP (sigla de Model Context Protocol) ficam espalhados por diferentes repositórios, registros e comunidades. Ao reunir tais ferramentas em um só lugar, o GitHub também conta com parcerias importantes na curadoria, com nomes como Figma, Postman, HashiCorp e Dynatrace fazendo parte do MCP Registry, sendo encontrados ao lado de outras soluções em um único sistema interoperável.
Desde seu lançamento, o Registro MCP é moldado por contribuições de todo o ecossistema, incluindo nossos parceiros de estreia que ajudam a definir a qualidade dos servidores MCP. Esse fundamento colaborativo garante que as pessoas desenvolvedoras tenham acesso a ferramentas nas quais possam confiar e firma as bases para um ecossistema de IA mais interoperável e saudável.
“O MCP é a camada fundamental do stack de agentes de inteligência artificial e uma parte vital na construção de APIs preparadas para a IA. O Registro MCP do GitHub auxilia as pessoas desenvolvedoras a acessarem toda a plataforma Postman de dentro de seus assistentes de codificação, aproximando ainda mais o código, a documentação e a execução de uma forma que antes não era possível”, adiciona Bajali Raghavan, head de engenharia do Postman.
Construindo juntos um ecossistema aberto
Neste lançamento, o GitHub inaugura o Registro MCP de forma simples e aberta, com um diretório curado de servidores de parceiros e da comunidade de código aberto, a partir dos repositórios de cada uma das soluções. Assim, as pessoas programadoras podem tomar decisões informadas, entendendo rapidamente o que cada solução faz e como começar a trabalhar com cada uma delas.
Além disso, o diretório inclui a capacidade de descoberta dentro do VS Code com instalação em um clique, uma melhor organização de servidores curados pelos GitHub Stars e atividade da comunidade e menos duplicidade entre registros. O recurso também apresenta metadados e sinais de verificação transparentes, permite contribuições em escala por todo o ecossistema e funciona com a stack de desenvolvimento, incluindo o GitHub Copilot e qualquer host compatível com MCP.
As pessoas desenvolvedoras poderão publicar servidores MCP diretamente no Registro da Comunidade OSS MCP. Uma vez disponíveis, esses servidores aparecerão automaticamente no Registro MCP do GitHub, criando um caminho unificado e escalável para descoberta.
O anúncio também inclui o recém-disponibilizado Remote GitHub MCP Servier, que permite uma conexão direta entre os agentes de IA e os sistemas da plataforma. A partir do recurso, que já tem disponibilidade geral, é possível se conectar a contextos de repositórios, issues e pull requests, abrindo novas opções de integração e operabilidade com ferramentas compatíveis com o Model Context Protocol.