Durante a décima edição da conferência anual GitHub Universe ’24, o GitHub anunciou a nova fase da sua plataforma para desenvolvedores impulsionada pelo Copilot. Com a proposta de dar mais controle aos desenvolvedores sobre as ferramentas que utilizam, a empresa revelou que está trazendo o poder de escolha do desenvolvedor para o GitHub Copilot, tornando a ferramenta multi-modelo.
Agora, será possível escolher entre os principais modelos do mercado, como o Claude 3.5 Sonnet da Anthropic, o Gemini 1.5 Pro do Google e o GPT-4o, o1-preview e o1-mini da OpenAI. Com o objetivo de atingir 1 bilhão de desenvolvedores, o GitHub também apresentou o GitHub Spark, uma ferramenta nativa de IA que permite criar aplicativos web personalizados e funcionais apenas com linguagem natural.
Além disso, foram anunciadas atualizações importantes do GitHub Copilot no VS Code, no Copilot Workspace, GitHub Models e no Copilot Autofix, trazendo a IA para toda a plataforma, desde issues até pull requests e builds.
Github Copilot multi-modelo
Devs podem usar com os principais modelos da Anthropic, Google e OpenAI
Desenvolvedores que usam o GitHub Copilot, tanto no github.com quanto no Visual Studio Code, agora podem escolher entre vários modelos de IA renomados, como o Claude 3.5 Sonnet da Anthropic, o Gemini 1.5 Pro do Google e o GPT-4o, o1-preview e o1-mini da OpenAI.
Será possível alternar entre modelos ao interagir com o Copilot Chat, escolhendo o que melhor se adapta à necessidade do momento, ou deixar que o Copilot continue usando sua poderosa predefinição. Com essa abordagem multi-modelo, o GitHub permite que os desenvolvedores tenham liberdade para criar com os principais modelos da indústria usando os fluxos de trabalho que já conhecem.
O Claude 3.5 Sonnet já está disponível no GitHub Copilot, e o Gemini 1.5 Pro estará disponível nas próximas semanas. O GitHub vai continuar a priorizar a escolha do desenvolvedor em parceria com os principais fornecedores de modelos e, em breve, também vai oferecer a opção de usar diferentes modelos em outras áreas e funções do GitHub Copilot.
Spark: ferramenta nativa de IA para 1 bilhão de devs criarem apps em linguagem natural
Para ajudar a capacitar 1 bilhão de desenvolvedores, o GitHub Spark torna mais fácil para pessoas com diferentes habilidades darem vida a suas ideias, usando linguagem natural para criar micro aplicativos chamados “sparks.” Esses sparks são pequenos apps totalmente funcionais, que podem integrar recursos de IA e fontes de dados externas, sem exigir qualquer gerenciamento de recursos de nuvem.
Os usuários começam com um prompt inicial usando tanto modelos da OpenAI quanto Anthropic, e conseguem visualizar ao vivo como o aplicativo está sendo criado. Eles também têm opções claras para cada ajuste e podem salvar automaticamente diferentes versões do projeto, permitindo comparações ao longo do processo. Enquanto desenvolvedores experientes podem fazer alterações diretamente no código, iniciantes ou pessoas que não desenvolvem código podem fazer alterações em linguagem natural, a escolha é deles. Depois de finalizar o spark, o app pode ser rodado em desktops, tablets ou celulares, gerando valor imediato. Além disso, os usuários podem compartilhar seus sparks com controle de acesso personalizado e permitir que outros personalizem e aprimorem suas criações.
“Por muito tempo, houve uma barreira intransponível separando a vasta maioria da população mundial de criar software. Isso pode mudar com o GitHub Spark, nossa nova ferramenta nativa de IA para construir aplicativos inteiramente em linguagem natural”, disse Thomas Dohmke, CEO do GitHub. “Com o Spark, capacitaremos mais de um bilhão de usuários de computadores e celulares a criar e compartilhar seus próprios micro aplicativos diretamente no GitHub — a rede de criadores para a Era da IA.”
O GitHub seguirá aprimorando o GitHub Spark para torná-lo cada vez mais intuitivo, tanto para o público geral quanto para desenvolvedores, independentemente do nível de experiência.
Experiências nativas de IA em toda plataforma com uma ampla gama de melhorias
Desde avanços do GitHub Copilot no VS Code até a próxima iteração do Copilot Workspace e do GitHub Models, o GitHub revelou sua visão de uma experiência de desenvolvedor nativa de IA, impulsionada pela escolha e controle do desenvolvedor.
Os destaques incluem:
- Edição múltipla de arquivos para o GitHub Copilot no VS Code: Agora, os usuários poderão usar o Copilot Chat no VS Code para editar múltiplos arquivos, de forma fácil e, ao mesmo tempo. Neste novo modo de edição, mudanças complexas são implementadas em diferentes arquivos de um projeto com base em prompts de linguagem natural.
- Copilot Extensions para todos os usuários: O Copilot Extensions permite que desenvolvedores façam perguntas a qualquer ferramenta integrada, incluindo as principais ferramentas para desenvolvedores e serviços como Atlassian Rovo, Docker, Sentry e Stack Overflow. Os usuários também poderão construir suas próprias extensões privadas, que funcionem com as ferramentas internas de desenvolvimento. O Copilot Extensions estará disponível para todos no início de 2025.
- GitHub Copilot para Xcode: Os recursos de autocompletar do Copilot agora estão disponíveis no Xcode, em modo de preview público, possibilitando a criação de apps em todas as plataformas da Apple.
- Feedback do Copilot nos códigos: Com um novo recurso de revisão de código, o Copilot oferece feedback rápido, em até 30 segundos, para que os usuários possam trabalhar na direção do “ready to merge” enquanto aguardam uma revisão humana. Os usuários podem solicitar uma revisão do Copilot no Visual Studio Code – Insiders ou no GitHub.com quando criarem um pull request.
- Copilot adaptado às suas preferências: Os usuários agora podem especificar instruções para personalizar as respostas do Copilot Chat no VS Code e Visual Studio, com base em suas ferramentas preferidas, conhecimento organizacional e regras de código. Além disso, os desenvolvedores podem aproveitar o contexto adicional de seus repositórios, pull requests, issues, discussões e da web por meio da integração com o Bing, para ter uma experiência nativa de IA em todo o GitHub.
Outras atualizações incluem:
- A próxima versão do Copilot Workspace: Mais de 55.000 desenvolvedores já usaram o Copilot Workspace para planejar, construir, testar e executar códigos usando linguagem natural, com mais de 10.000 pull requests efetuadas até agora. Ao trabalhar de perto com os desenvolvedores para entender onde o Copilot Workspace pode agregar ainda mais valor, o GitHub lançou mais de 100 mudanças que incluem um agente de desenvolvimento e reparo, a detecção de mudanças necessárias para finalização e a execução de comandos para corrigir erros depois que a ferramenta gerou a implementação do código. Outras atualizações centrais incluem o modo brainstorming, integrações com VS Code, loops de feedback iterativos, assistência de IA mais profunda e ainda mais contexto e personalização.
- Recursos expandidos no GitHub Models em preview público: Desde o lançamento do playground interativo de modelos, mais de 70.000 desenvolvedores experimentaram diferentes modelos de inteligência artificial — desde o OpenAI o1 e Meta LLama 3 ao Microsoft Phi e Cohere Command R — diretamente do GitHub. A partir de hoje, engenheiros de IA podem utilizar novos recursos que incluem a comparação de modelos lado a lado, suporte multi-modal, a possibilidade de salvar e compartilhar prompts ou parâmetros, novos “cookbooks” e suporte a SDKs no GitHub Codespaces.
- Copilot Autofix e campanhas de segurança para resolver vulnerabilidades em escala: Após a disponibilidade geral do Copilot Autofix, os desenvolvedores já estão corrigindo vulnerabilidades em códigos três vezes mais rápido. O Copilot Autofix inclui agora as campanhas de segurança para ajudar desenvolvedores e times de segurança a remediarem vulnerabilidades em escala, com a possibilidade de triar até 1.000 alertas de uma só vez, bem como filtrar avisos por tipo, gravidade, repositório e time. O Copilot Autofix também passa a se integrar a ferramentas de parceiros, como ESLint, JFrog SAST e à plataforma Black Duck, da Polaris™ Coverity®, para que os desenvolvedores possam alinhar seus procedimentos de segurança e ferramentas de escaneamento de código. As campanhas de segurança e o Copilot Autofix para ferramentas de parceiros já estão disponíveis em preview público.
Github Octoverse 2024: IA faz Python ultrapassar JavaScript enquanto o número de desenvolvedores no mundo aumenta
O relatório Octoverse deste ano mostra, a partir das atividades de 518 milhões de projetos no GitHub, como a inteligência artificial está crescendo na medida em que a comunidade de desenvolvedores ganha tamanho. A análise de 5,2 bilhões de contribuições feitas na plataforma no último ano revelou três grandes tendências:
- Python se tornou a linguagem mais usada no GitHub, enquanto a atividade global de código aberto segue expandindo além do desenvolvimento tradicional de software e a linguagem voltada para IA se firma junto aos desenvolvedores.
- Um aumento na atividade global de IA generativa. O total de projetos públicos de inteligência artificial generativa no GitHub cresceu 98% no último ano, com a maior parte da atividade acontecendo em países como Índia, Alemanha, Japão e Singapura.
- O número de desenvolvedores cresce rapidamente em todo o mundo — especialmente na África, América Latina e Ásia. Mais de 1 milhão de estudantes, professores e mantenedores de código aberto usaram o GitHub Copilot como parte do programa de acesso gratuito, indicando que a IA também está atraindo e ajudando mais pessoas a se tornarem desenvolvedores.
LEIA TAMBÉM