Mais no início do ano, o GitHub lançou um beta privado de seu editor de texto Atom. Na época, o GitHub abriu 80 dos pacotes e bibliotecas do editor, mas ele mesmo continuou fechado. Hoje, após 10 semanas em beta público, o Atom está sendo disponibilizado sob a licença open source MIT, incluindo todos os pacotes e bibliotecas que permitem que ele suporte diferentes linguagens de programação. Isso inclui o gerenciador de pacotes do Atom, para instalação de extensões de terceiros no editor, e o Atom Shell, um framework baseado no Chromium.
Segundo a companhia, o Atom já foi baixado mais de 250 mil vezes desde o lançamento do beta público. Nesse tempo, o GitHub já liberou mais de 40 updates e a comunidade lançou mais de 800 pacotes para estender os principais recursos do Atom. Para expandir o editor, os desenvolvedores precisam saber apenas JavaScript e CSS.
O GitHub afirmou que vai continuar desenvolvendo o editor e que possui uma equipe dedicada para esse propósito. Por enquanto, ele está disponível para OS X, mas o time está focado nas versões para Linux e Windows.
Com informações de TechCrunch


