Desenvolvimento

27 jun, 2017

Fundação Mozilla premiará projetos que ampliem acesso à internet

Publicidade

A fundação Mozilla anunciou, na semana passada, o desafio Wireless Inovations for a Networked Society, parte das competições de inovações abertas da Fundação. Em parceria com a Fundação Nacional de Ciências do EUA (National Science Foundation – NSF), o desafio busca por “grandes ideias que descentralizem a internet”. “No século 21, a falta de acesso à rede é muito mais do que uma inconveniência – é uma desvantagem terrível”, diz o anúncio da Mozilla.

O objetivo do Wireless Inovations for a Networked Society é ajudar a promover a natureza descentralizada da internet. Serão duas categorias principais na competição, distribuindo um total de US$ 2 milhões em prêmios para projetos que ampliem e facilitem o acesso à internet: “desafio da internet fora da rede” e “desafio das redes comunitárias inteligentes”.

A primeira categoria tem o objetivo de premiar projetos que ajudem pessoas dentro de uma comunidade a se manterem conectadas mesmo em casos de apagões ou desastres naturais. Como exemplo, a Mozilla cita a ideia de uma mochila contendo um computador, HD, bateria e roteador. O roteador daria acesso Wi-Fi a programas contidos no HD da mochila, como mapas e apps de mensagens.

O segundo desafio contempla ideias para levar acesso à internet a comunidades que ainda não são contempladas (ou melhorar a qualidade do acesso em comunidades que já têm alguma forma de conexão). A ideia é usar a infraestrutura já existente para facilitar o acesso à rede por parte de regiões, cidades ou bairros que não são atendidos pelos serviços de telecomunicações já existentes. Um exemplo dado pela fundação seria uma rede local de Wi-Fi que usa orelhões abandonados como nós de acesso.

Inscrições e prêmios

Para participar, é necessário preencher e enviar até 15 de outubro o formulário de inscrição. As instruções completas estão em inglês, aqui (pdf). É necessário que ao menos um membro do grupo inscrito seja residente dos Estados Unidos para que o projeto possa participar.

Cada um dos desafios possui duas fases: design de conceito (estágio 1) e criação de protótipo (estágio 2). É preciso ter o design de conceito aprovado para seguir para a segunda fase.

Para o envio do conceito, as ideias devem ser rigorosamente pesquisadas e deve haver um delineamento da solução proposta. Os melhores projetos receberão prêmios de até 60 mil dólares, num total de 200 mil dólares para esta etapa. A documentação pode incluir mockups e wireframes, diagramas de hardware e rede, documentação escrita.

Para a segunda etapa, criação de protótipo, é necessário provar as capacidades funcionais do protótipo. O primeiro colocado levará um prêmio de 400 mil dólares, seguido de premiações entre 250 mil e 50 mil dólares (2º, 3º° 4º lugares). A documentação pode incluir dados de testes de redes, demos em vídeos, documentação fotográfica, códigos, esquemas de hardware.

No total, 2 milhões de dólares em prêmios serão distribuídos.