…nada mais é do que uma matriz
de armazenamento de dados, que são identificados
por numeros que respresentam suas posições
dentro da mesma. Veja o exemplo a seguir:
var NossoArray = new Array();
//var NossoArray = [];
Aqui declaramos que a variável “NossoArray”
é um novo objeto Array.
S im, isso mesmo, voce fez criou um objeto Array
=)
Agora faremos algumas mudanças…
var NossoArray = new Array(“a”,”b”,”c”);
trace(NossoArray); //haha, veja o que acontece..
//var NossoArray = [“a”,”b”,”c”];
Ahn.. você reparou que apareceu isso aqui:
“a,b,c”… bom, são os elementos
de nossa matriz respectivamente.
Agora, entenda o seguinte, toda matriz tem seu primeiro
elemento com base ZERO, isso significa que.. :
a = Elemento 0
b = Elemento 1
c = Elemento 2
Sacou ? então veja isso..
var NossoArray = new Array(“a”,”b”,”c”);
//abc sao strings..
trace(NossoArray[0]+”: que elemento é
esse?”);
trace(NossoArray[1]+”: que elemento é
esse?”);
trace(NossoArray[2]+”: que elemento é
esse?”);
As posições dos Elementos nas matrizes…
NossoArray = new Array(“a”
, “b” , “c”);
//posições: 0 1 2
Você deve ter observado que utilizamos o
operador “[ ]” , ele serve para acessar
as matrizes .. aí no caso o “NossoArray”..
e com ele puxamos os elementos a partir de sua posição…
Agora tente imaginar os Arrays como uma “arvore”
dividida por um tronco principal e uma série
de galhos e etc.. sendo as folhas seus elementos,
certo ? uhmm.. concentração
var NossoArray = new Array([“a0″,”b0”],[“a1″,”b1”]);
trace(NossoArray);
trace(NossoArray[0][0]+” primeiro elemento
do primeiro elemento”);
trace(NossoArray[0][1]+” segundo elemento do
primeiro elemento”);
trace(NossoArray[1][0]+” primeiro elemento
do segundo elemento”);
trace(NossoArray[1][1]+” segundo elemento do
segundo elemento”);
//também é
possível retornar objetos, propiedades, valores
e etc..
var NossoArray = new Array({a:”a0″,b:”b0″},{a:”a1″,b:”b1″});
trace(NossoArray[0].a);
trace(NossoArray[0].b);
trace(NossoArray[1].a);
trace(NossoArray[1].b);
Temos um array dentro do outro.. agora as coisas
começam a mudar.. imagine só :
Com isso nos temos um grande armazenamento de dados!
por exemplo, se eu quisesse acessar o
[Galho 1 0]” eu faria o seguinte:
Principal[1][0]; //mamão
enorme
Acho que esse papo de matrizes, elementos, e posições
de elementos está beleza né? vamos
ver alguns métodos e propiedades.
Métodos…
-concat:
NossoArray.concat(elemento 0, elemento 1, elemento…);
Concatena, isso é, junta os elementos declarados
nesse metotodo e retorna a nova matriz.
Apenas os elementos, e não as matrizes em
si.. veja o exemplo:
var zoo1 = new Array(“Pato”,”Macaco”);
var zoo2 = new Array(“Leao”,”Tigre”);
var zoo3 = new Array(“Arara”,”Jacare”);
var zooS = zoo1.concat(zoo2,zoo3); //cria a nova
matriz que tem tudo
trace(zooS);
-join:
NossoArray.join(“caractere”);
É o seguinte, isso aqui serve para retornar
uma String com os elementos separados
pelo “caractere”. Exemplo:
var ArrayQualquer = [“a”,”b”,”c”];
//ArrayQualquer = [“a”,”b”,”c”].join(”
mais “);trace(ArrayQualquer);
var ArrJoin = ArrayQualquer.join(”
mais “);
trace(ArrJoin);
trace(typeof ArrJoin);
-pop:
NossoArray.pop()
Apenas elimina o ultimo elemento da matriz e retorna
o valor dele.
Exemplo:
var UmArray = [“a”,”b”,”c”];
trace(UmArray);
trace(UmArray.pop()+” foi removido – .pop()”);
trace(UmArray);
-push:
NossoArray.push(elmentos…);
Esse método faz com que você adicione
vários elementos ao final da matriz. Exemplo:
var Linguagens = [“java”,”ActionScript”];
trace(Linguagens);
Linguagens.push(“PHP”,”Assembly”);//ou
uma matriz…
trace(Linguagens);
-reverse:
NossoArray.reverse();
Haha, esse aqui é facinho, apenas inverte
a matriz. Exemplo:
var corredores = [“1″,”2″,”3”];
trace(corredores);
corredores.reverse();
trace(corredores);
-shift:
NossoArray.shift();
Apenas elimina o primeirp elemento da matriz e retorna
o valor dele.
Exemplo:
var UmArray = [“a”,”b”,”c”];
trace(UmArray);
trace(UmArray.shift()+” foi removido – .shift()”);
trace(UmArray);
-slice:
NossoArray.slice(de,para);
Retorna os elementos das matrizes que se encontram
entre o “de” (ponto inicial) até
“para”
o ponto final. Inclui o ponto inicial, mas não
o ponto final. Exemplo:
var UmArray = [“a”,”b”,”c”,”d”,”e”,”f”];
// 0 1 2 3 4 5
var Oslice = UmArray.slice(1,3);
trace(Oslice);
-sort:
NossoArray.sort(ordem_de_classificacao);
Ira classificar a matriz em uma ordem determinada,
tem como padrão a ordem alfabética.
Exemplo:
var NMatriz = [“a”,”c”,”b”,”d”,”f”,”e”];
trace(NMatriz+” sem ordem”);
NMatriz.sort();
trace(NMatriz+” com ordem”);
-splice:
NossoArray.splice(de,até,elementos…);
Esse metodo permite remover tais elementos presentes
em uma matriz a partir do “de” (inicio)
até “até”, que conta um
numero de posições a partir da referencia
do “de” sem incluir esse
elemento final. Pode tanto adicionar elementos como
também remover.
Exemplo:
var ArrayX = [“a”,”b”,”c”,”d”,”e”];trace(ArrayX);
// 0 1 2 3 4
// x
// 0 1 2 3
ArrayX.splice(1,2,”f”);//a,f,d,e
trace(ArrayX+”: foram removidos ‘b,c’, adicionado
‘f’, os demais permaneceram”);
-toString:
NossoArray.toString();
Retorna uma sequencia de caracteres separados por
“,” de todos os elementos do objeto Array.
Exemplo:
var Strings = [“1″,”2″,”3″,”a”,”b”,”c”];
trace(Strings +” = “+typeof Strings);
var Str = Strings.toString();
trace(Str +” = “+typeof Str);
-unshift:
NossoArray.unshift(elmentos…);
Esse método faz com que você adicione
vários elementos ao inicio da matriz. Exemplo:
var Linguagens = [“java”,”ActionScript”];
trace(Linguagens);
Linguagens.unshift(“PHP”,”Assembly”);//ou
uma matriz…
trace(Linguagens);
Propiedades…
-length;
NossoArray.length;
Retorna o numero total de elementos de uma matriz.
Exemplo:
var Arvore = new Array();//
Arvore = [];
//Arvore[0] = “0”;
Arvore[0] = [“0-0″,”0-1″,”0-2”];
trace(Arvore[0].length);
Arvore[1] = “1”;
Arvore[2] = “2”;
trace(Arvore.length);
Arvore[100] = “Aqui ‘esticamos’ toda a nossa
matriz”;
trace(Arvore.length);
Valeu!