DevSecOps

10 jun, 2015

Flash, malware e ransomware são as principais ameaças online

Publicidade

Uma pesquisa da McAfee Labs revelou que o seu navegador é o principal vetor para distribuir malware entre máquinas.

O levantamento revelou que o Flash, da Adobe, que continua sendo um grande problema no lado dos usuários que são atingidos pelo duplo golpe de penalidades de desempenho e problemas de segurança.

adobe-flash

Ataques baseados nele triplicaram no primeiro trimestre do ano, com criminosos se afastando do Java, da Oracle, e do Silverlight, da Microsoft.

Mais de 40 novas vulnerabilidades Adobe Flash foram submetidos ao National Vulnerability Database no primeiro trimestre do ano, com correções emitidas pela Adobe no prazo de 24 horas.

O atual beta do Adobe Flash, versão 18, promete trazer várias correções para bugs e aprimoramentos relacionados a segurança, estabilidade, desempenho e compatibilidade com dispositivos.

A MacAfee Labs também identificou o ransomware CTB Locker como outra ameaça crescente (aumento de 165% no primeiro trimestre de 2015), que coage as vítimas a pagar um resgate, a fim de obter as chaves para os seus arquivos criptografados.

Malwares que podem interferir com o firmware de dispositivos de armazenamento foram outras potenciais ameaças identificadas pela unidade de negócios de segurança da Intel.

Ela constatou que o malware poderia ser usado para “reprogramar o firmware em SSDs”, e permaneceu persistente (e indetectável) mesmo com os discos tendo sido reformatados eo sistema operacional reinstalado.

Com informações de Techradar