Tecnologia

10 jul, 2009

Firefox vai usar vários processos para aumentar estabilidade

Publicidade

Um novo projeto, chamado Electrolysis, foi iniciado pela Mozilla com o objetivo de tornar o Firefox apto a aproveitar recursos em processadores com vários núcleos. Na verdade, a idéia central é isolar os recursos em processos separados e, automaticamente, o sistema operacional e/ou o processador coordena a divisão dos processos entre os núcleos ou processadores.

A Mozilla já tentou fazer isso no passado, mas sem muito sucesso. Isso porque os componentes do Firefox foram projetados para rodarem num único processo, e separá-los agora não é nada fácil.

Para citar um exemplo: o carregador de imagens é compartilhado por todas as abas. No novo sistema, as imagens seriam “disponibilizadas” para os outros processos, como se a janela do navegador fosse um servidor, e cada aba um cliente, rodando num processo separado. Sendo assim, muitas partes do código precisam ser reescritas, e a Mozilla até estuda usar alguns componentes do Chrome.

O browser do Google e o Internet Explorer 8 já aplicam isso. No Chrome, cada aba é aberta em um novo processo. Apesar de poder consumir um pouco mais de memória, o navegador ganha estabilidade. Um site mal comportado ou um script que explore algum bug específico do renderizador normalmente não interfere no funcionamento do navegador inteiro, bastando apenas matar o processo da aba correspondente, sem perder as demais.

O Electrolysis está em desenvolvimento, mas não há previsão para sua implementação no Firefox.

Via BR-Linux