Marketing Digital

21 nov, 2016

Facebook revela medidas para combater disseminação de notícias falsas

Publicidade

Após críticas sobre notícias falsas divulgadas no Facebook, Mark Zuckerberg resolveu se pronunciar sobre o assunto e revelou os planos da rede social para combater o problema. Segundo o executivo, a empresa considera a desinformação algo muito sério. “Nosso objetivo é conectar as pessoas com as histórias que elas acham mais significativas, e sabemos que as pessoas querem informações precisas”.

[awprm urls=https://imasters.com.br/noticia/google-e-facebook-encontram-solucao-para-problema-de-noticias-falsas-em-seus-respectivos-sites/?trace=824205206&source=news-search]

Na prática, o Facebook vai adotar sete medidas para frear a disseminação de notícias faltas. São elas:

  • Detecção reforçada: “A coisa mais importante que podemos fazer é melhorar nossa capacidade de apontar informação falsa. Isso significa sistemas técnicos melhorados para detectar o que as pessoas vão sinalizar como falso antes que elas façam isso por si mesmas”.
  • Denúncias mais fáceis: “Fazer com que fique muito mais fácil para as pessoas reportarem histórias como falsas nos ajudará a captar mais desinformação rapidamente”.
  • Verificação terceirizada: “Há muitas organizações de ‘fact checking’ respeitáveis e, apesar de termos feito contato com algumas, planejamos aprender com muitas outras”.
  • Avisos: “Estamos explorando identificar histórias que tiverem sido sinalizadas como falsas por ferramentas terceirizadas ou pela nossa comunidade, e mostrar avisos quando as pessoas as lerem ou compartilharem”.
  • Artigos relacionados de qualidade: “Estamos melhorando a qualidade das histórias que aparecem nos artigos relacionados abaixo dos links no feed de notícias”.
  • Destruindo as finanças das notícias falsas: “Muita desinformação é bancada por spam com motivações financeiras. Estamos procurando formas de destruir as economias com políticas de publicidade e melhorar a detecção de fazendas de publicidade”.
  • Ouvir: “Vamos continuar trabalhando com jornalistas e outros na indústria de notícias para obter suas ideias, principalmente para entender melhor seus sistemas de checagem e aprender com isso”.