Dois anos após o anúncio da fusão de duas das maiores referências de ensino tech do país, o ecossistema formado por Alura, FIAP e PM3 dá mais um passo estratégico ao anunciar Juliano Tubino, ex-RD Station e TOTVS, como novo CEO. Com grande experiência no mercado de tecnologia, especialmente em negócios, liderança e em processos de crescimento de empresas, o executivo chega ao grupo em um momento de consolidação, olhando para aquisições, expansão e fortalecimento da governança.
Com passagens por players importantes do mercado, como Accenture, Microsoft e Amazon, Tubino também se destaca por sua atuação em projetos estratégicos, como a joint venture com a Techfin na TOTVS e a construção da Dimensão de Business Performance na RD Station. “Chego com entusiasmo e determinação para fortalecer tudo o que já foi construído e, ao mesmo tempo, buscar novas oportunidades para expandir nosso impacto. Meu compromisso é levar a ainda mais estudantes o melhor ensino tech da América Latina, impulsionando inovação, crescimento e transformação no setor”, completa Tubino.
Paulo Silveira agora é CVO
Com a chegada de Tubino, Paulo Silveira, fundador da Alura e até então CEO do ecossistema, assume o cargo de Chief Vision Officer (CVO). Nessa nova posição, ele se dedicará ao fortalecimento da cultura de educação em tecnologia que ajudou a construir, garantindo a continuidade da identidade e do propósito do negócio e seguirá influenciando nas decisões estratégicas que moldam o futuro da empresa. Além disso, Silveira reforçará ainda mais sua presença e das marcas do grupo junto à comunidade — incluindo colaboradores, investidores e estudantes.
“Iniciei a busca por um CEO para o ecossistema há pouco mais de um ano, com um processo criterioso para encontrar alguém que não apenas compartilhasse nossos valores, mas também trouxesse novas perspectivas e a senioridade que este momento exige. Estou muito otimista e entusiasmado com as movimentações em andamento”, conclui.
Silveira ainda explica que dois pilares foram fundamentais para a mudança. O primeiro, é a forte presença na comunidade. O segundo, é a visão sobre educação de forma contínua, profunda e processual ao longo da jornada.
“Sempre acreditei no poder do compartilhamento de conhecimento por meio de eventos, blogs, podcasts e parcerias. Essas ações foram essenciais para o nosso crescimento e impacto no mercado. Além disso, essa mentalidade me permitiu enxergar oportunidades e antecipar movimentos, buscando sempre ampliar o impacto positivo na vida das pessoas. Estou feliz por voltar a focar nesses pilares que são a essência do nosso propósito”, acrescenta.
Plano de expansão e novos marcos
Entre os projetos de foco do novo CEO está a ampliação da bem sucedida Pós Tech, primeira cocriação do ecossistema lançada em 2023, que traz um portfólio com 16 cursos de pós-graduação nas áreas de Desenvolvimento, Dados e Cibersegurança. No último ano, a Pós Tech registrou crescimento de mais de 190% em receita e 85% no número de alunos, somando mais de 10 mil estudantes matriculados.
Tubino assume também a missão de liderar a expansão da FIAP, que ampliará a sua presença geográfica com a inauguração de uma unidade de flagships em Porto Alegre, prevista para o mês de março deste ano.
Serão ofertados cursos de graduação híbrida e atendimento corporativo especializado, integrando treinamentos e interações com a Alura Para Empresas, focada em educação corporativa. O ecossistema ainda prevê a abertura de novas unidades da FIAP em Brasília, Campinas e São José dos Campos, fortalecendo o seu portfólio de graduação, pós-graduação e MBA em diferentes regiões do país.
Já na Alura, o executivo também terá um papel estratégico na expansão do portfólio, com novos formatos de aprendizagem. Entre as novidades, estão os “Cursos Imersivos”, lançado neste mês de fevereiro, a modalidade combina aprendizado prático com aulas ao vivo e 100% on-line, turmas reduzidas e conteúdos que proporcionam experiência personalizada e alinhada às exigências do mercado tech.
Crescimento em 2024
Com mais de três milhões de estudantes impactados, a Alura já deu provas do potencial do seu ecossistema e do fortalecimento da equipe. Em 2024, a empresa apresentou forte crescimento: somando mais de 2 mil colaboradores e atingindo faturamento acima de R$ 560 milhões. A projeção é dobrar essa receita nos próximos três anos, caminhando rumo ao seu primeiro bilhão, enquanto maximiza as sinergias da aquisição da FIAP e mantém um olhar estratégico para novas oportunidades de expansão.
A plataforma da Alura também vem crescendo a cada ano. São mais de 1,6 mil opções de cursos exclusivos, que somam cerca de 800 mil estudantes ativos e atendem desde o ensino básico até a especialização.
Ecossistema corporativo
Com o braço B2B, que abrange Alura, FIAP e PM3 Para Empresas, o ecossistema corporativo representa cerca de 50% da receita bruta da companhia. São mais de 5 mil empresas atendidas, incluindo gigantes como Banco Pan, Dasa, Suzano, Banco do Brasil e O Boticário.
Dentre as demais unidades de negócio estão: Alura Latam, extensão da empresa para a América Latina; Alura Start, focada em educação básica para o Ensino Fundamental e Médio; Casa do Código, editora de livros de tecnologia e inovação; e o Hipster Network, hub de podcasts renomados como Like a Boss, IA Sob Controle e Dev Sem Fronteiras.
“Estamos confiantes com esse novo momento do ecossistema e comprometidos em manter a Alura como a marca de referência no ensino em tecnologia, alinhada a um futuro onde mais de 1 bilhão de desenvolvedores estarão moldando o mundo”, finaliza Tubino.