Tecnologia

15 set, 2014

Evento mostra primeiro sistema iBeacons homologado no Brasil pela Anatel

Publicidade

O primeiro sistema iBeacons homologado no Brasil pela Anatel é um dos destaques do 13º Congresso Internacional de Shopping Centers e Conferência das Américas, feira da indústria de shopping centers da América Latina, que acontece de hoje ao dia 17 de setembro em São Paulo. Desenvolvida pela empresa sueca SenionLab e oferecida no Brasil pela empresa paulista MapMkt, a solução permite que clientes de shopping centres encontrem o estabelecimento ao qual desejam chegar por meio de um aplicativo para smartphones.

ibeacon

Segundo Paulo Hartmann, diretor da MapMkt, o sistema é uma “espécie de GPS para locais fechados de grande dimensão, como shopping centers, aeroportos, arenas multiuso e pavilhões de exposição. A ferramenta ajuda o visitante a encontrar o que precisa. Já no caso do shopping center, auxilia no relacionamento com o cliente, na gestão e geração de negócios do local”.

Para o usuário final, a solução fornece, através de um aplicativo para iOS ou Android, a melhor rota de acesso a uma loja, restaurante ou cinema, por exemplo, a partir do ponto onde ele se encontra.

Hartmann esclarece que uma das maiores vantagens da ferramenta é oferecer uma experiência de compra positiva e fidelizar o cliente. Isso é muito útil para shopping centers, já que possibilita que o gestor obtenha informações estratégicas dos usuários do local, como seu tempo de permanência, quais são os estabelecimentos mais procurados e as rotas mais percorridas, entre outras. Além disso, com a tecnologia de iBeacons, o lojista pode comunicar promoções aos visitantes assim que eles se aproximam do seu ponto de venda ou avisar que um produto que estava em falta na visita anterior já está disponível e com desconto exclusivo, por exemplo.

Considerada por muitos especialistas como a tecnologia que vai revolucionar vários segmentos, em especial programas de relacionamento e o varejo, os iBeacons são pequenos transmissores utilizados para identificar e determinar o posicionamento de smartphones e aparelhos compatíveis em uma determinada localização. Em vez de usar latitude e longitude para definir a localização, o iBeacon utiliza um sinal de bluetooth de baixo consumo de bateria o (BLE), ou seja, não é necessário estar conectado à Internet para utilizar um aplicativo que utilize a tecnologia. No Brasil, apenas a empresa MapMkt tem autorização da Anatel para utilizar iBeacons em locais públicos.