Desenvolvimento

20 fev, 2019

EUA focam em iniciativa de inteligência artificial

Publicidade

O presidente norte-americano Donald Trump assinou nos últimos dias uma ordem executiva para a iniciativa de IA (Inteligência Artificial) nos EUA. A ideia é que essa iniciativa garanta que o governo federal priorize investimentos em pesquisas e em desenvolvimento para o setor.

“Manter a liderança americana em Inteligência Artificial é de suma importância para a manutenção da segurança econômica e nacional dos Estados Unidos”, disse Trump.

De acordo com a agência SD Times, a iniciativa não especifica exatamente como serão esses investimentos, mas deve se concentrar em aumentar a prosperidade do país, a segurança nacional e econômica, além de melhorar a qualidade de vida do povo americano, destacou Trump.

Ainda segundo Trump, a iniciativa deve ser aplicada de maneira diversificada em cinco áreas principais:

1. Investir em pesquisa e desenvolvimento de IA:

Segundo a administração, os investimentos serão feitos na indústria, setor acadêmico e governo.

2. Desencadear recursos de inteligência artificial:

A inciativa quer tornar os modelos de dados federais e os recursos de computação mais acessíveis. A Agenda de Gestão de Trump deve trabalhar em prol desses esforços e vai implementar a Lei de Dados do Governo de maneira aberta, pública, eletrônica e necessária.

3. Estabelecer padrões de governança de IA:

Para fomentar a confiança do público, a iniciativa estabelecerá diretrizes para o desenvolvimento da IA ​​e vai assegurar a criação e adoção de novas tecnologias para o setor. O Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia vai cuidar do desenvolvimento de padrões técnicos.

4. Construir força de trabalho em IA:

Outra área de enfoque será priorizar programas de bolsas de estudo e de treinamento, como aprendizados, programas de habilidades e educação em ciência da computação e outros setores.

5. Envolvimento internacional e proteção:

A iniciativa tem o objetivo, também, de fornecer um plano de ação para proteger a “vantagem dos Estados Unidos e garantir que a tecnologia seja usada para os melhores interesses de segurança do país”.

Reações da indústria de tecnologia

Ainda segundo a publicação da agência SD Times, vários nomes da tecnologia foram ouvidos para saber a opinião sobre a iniciativa do Governo dos EUA sobre Inteligência Artificial.

Pranay Agrawal, CEO e co-fundador da Fractal Analytics: “A seriedade da iniciativa é clara. Existe necessidade de uma forte parceria entre governo, empresa e pesquisa. Os empreendimentos de IA vão acelerar devido a essa inciativ ”.

Vadim Tabakman, gerente de evangelismo técnico da Nintex: “À medida que a inteligência artificial penetra nos negócios, sempre houve preocupação com seu impacto no usuário de negócios cotidiano. A IA não substitui um ser humano, mas, ao contrário, os libera para serem mais valiosos para os negócios, especificamente para as coisas que a inteligência artificial não pode fazer.”

Jamie Nafziger, sócio do escritório de advocacia internacional Dorsey & Whitney e presidente de grupo de práticas de segurança cibernética, privacidade e mídia social: “É excelente que a administração Trump esteja aumentando essa questão. No entanto, o acesso a dados está se tornando cada vez mais fragmentado nos EUA, à medida que os estados começam a legislar, porque não temos uma lei abrangente de privacidade federal. O que o campo de inteligência artificial mais precisa é de financiamento e maior acesso aos dados.”

Eli Finkelshteyn, CEO e fundador da Constructor.io: “A American AI Initiative é um passo na direção certa; mas à medida que avançamos em um mundo onde as oportunidades da IA ​​para melhorar a vida das pessoas se tornam aparentes, é importante reconhecer sua imensa capacidade de causar danos. Acredito que a privacidade é um valor americano e é uma área chave em que o governo deve criar legislação para garantir avanços da IA, mas não às custas da privacidade das pessoas.