De acordo com a pesquisa “Etarismo e inclusão da diversidade geracional nas organizações”, produzida por Robert Half e Labora, 48% das empresas possuem programas sobre diversidade geracional, mas, em contrapartida, 70% contrataram muito pouco ou nenhum profissional acima dos 50 anos nos últimos dois anos. Esse gap é uma realidade, principalmente, no setor de tecnologia, em que os baby boomers (pessoas nascidas entre 1946 e 1964) vivem um processo de adaptação e inclusão no mercado diferente da geração Z (nascidos entre 1997 e 2010).
Outro estudo, desta vez conduzido pela Alura, maior ecossistema de aprendizado em tecnologia do Brasil, sobre a sua “Imersão Inteligência Artificial”, traz um pouco desse contexto ao revelar que 63% dos participantes da primeira faixa etária se declaram como iniciantes quanto ao nível de experiência com ferramentas de IA, sendo que não conhecem e nunca aplicaram o recurso no dia a dia. Já em relação à segunda, esse número diminui para 43%.
Para Rita Ruas, Gerente Comercial da Alura Para Empresas, unidade de negócios da escola, os dados indicam que há conflitos geracionais no ambiente corporativo, por isso iniciativas de capacitação devem ser implementadas com o propósito de promover a sinergia entre ambos os grupos. “A montagem de equipes em projetos mistos, ações de aprendizado práticas e colaborativas, dinâmicas híbridas de online/presencial, rodas de conversas e o mapeamento de habilidades são formas de enriquecer a experiência de todos os profissionais, fazendo com que cada um se sinta valorizado e pronto para enfrentar os desafios tecnológicos da atualidade”, diz.
Como os baby boomers podem agregar valor às empresas?
Ainda de acordo com a pesquisa da Alura, os principais motivos pelos quais os baby boomers buscam conhecimento em IA são: automatizar processos no dia a dia do trabalho, aprender algo novo para aplicar em suas respectivas áreas e entender como usar a tecnologia. Além disso, 53% das pessoas desse grupo possuem pós-graduação, mestrado ou doutorado.
Ruas destaca que esse nível de escolaridade demonstra que os profissionais mais experientes possuem diversas bagagens de trabalho e já vivenciaram formas de aprendizagem diferentes no decorrer de suas vidas. Portanto, as soluções de desenvolvimento existentes para eles e as respectivas companhias alcançarem seus objetivos no segmento de tecnologia precisam ser personalizadas:
“Embora as empresas estejam cada vez mais focadas em programas inclusivos para pessoas acima de 50 anos, ainda é crucial direcionar esforços específicos para a capacitação desse grupo em habilidades digitais. Assim, garantimos que todos os membros da equipe saibam lidar com um ambiente profissional em constante transformação por meio de uma jornada de lifelong learning, integrando as suas valiosas bagagens ao restante do time”, afirma.
Sobre a pesquisa
O levantamento realizado pela Alura contou com os 63 mil participantes da “Imersão Inteligência Artificial”, que ultrapassou a marca de 140 mil inscritos. Mais de 3 mil deles (5%) são baby boomers, enquanto 14 mil (23%) se enquadram na geração Z.
Sobre a Alura Para Empresas
A Alura Para Empresas é uma unidade de negócios da Alura, maior ecossistema de aprendizado em tecnologia do Brasil, que apoia e impulsiona organizações com soluções de desenvolvimento de pessoas em tecnologia, criando oportunidades de crescimento em todas as áreas da empresa, de programação a liderança e inovação, e preparando pessoas para as principais demandas em tech do mercado.
Com mais de 1.400 cursos online, a empresa conta com uma plataforma exclusiva de gestão de aprendizado, oferece apoio em ações de engajamento e na curadoria de conteúdos. Além disso, conta com programas personalizados para recrutamento e aceleração de times; criação de oportunidades com impacto social; e projetos de upskilling e reskilling. Até o momento, mais de 5 mil empresas já aderiram às soluções de educação corporativa da Alura Para Empresas, entre elas Banco Pan, Dasa, Banco do Brasil, Localiza e Suzano.