Após instalarem a atualização do Windows 10, liberada neste mês, usuários do sistema de criptografia BitLocker se viram impossibilitado de ativar a proteção.
O problema parece estar relacionado a novas implementações do sistema de segurança, que utiliza criptografia para proteger partições do HD contra acessos não-autorizados. Seja em instalações limpas do sistema operacional ou na primeira ativação para quem ainda não usava a proteção, o que se observa são mensagens de erro relacionadas a parâmetros incorretos do sistema.
De acordo com os relatos de usuários, aqueles que já possuem o sistema de proteção habilitado não encontram problemas em acessar os arquivos protegidos e a segurança continua habilitada normalmente. Caso ela seja desativada, não é mais possível restabelecer o sistema, por isso, a indicação para quem utiliza o BitLocker é que não mexa em nada até que a Microsoft apresente uma solução.
Leia mais:
- Microsoft libera primeiro grande update para Windows 10
- Windows 10 tenta convencer usuários a não trocar de navegador
- Atualização para Windows 10 traz melhorias na interface e novos apps
Outros usuários apontam que as falhas estariam relacionadas a hardwares específicos e, sendo assim, podem acontecer com uma parte dos utilizadores do Windows 10, enquanto outros podem simplesmente não serem afetados. Essa ideia, inclusive, torna a correção da falha ainda mais complexa.
A Microsoft ainda não se pronunciou sobre o assunto, mas a expectativa é que novas atualizações para corrigir especificamente essa falha sejam liberadas nos próximos dias.