Em 2022, a Tec Mobile, empresa brasileira de locação de equipamentos de TI, atingiu um crescimento de 230% em relação ao ano de 2020 marcado pelo início da pandemia de Covid e projeta uma curva de crescimento acentuada para os próximos 4 anos.
A digitalização e os novos formatos de trabalho promovidos pela pandemia impulsionaram os serviços de tecnologia por assinatura. A consultoria IDC projetava que, em 2022, o mercado de computadores por assinatura no Brasil alcançaria uma movimentação financeira de 100 milhões de dólares, o que representa 525 milhões de reais, um crescimento de 21% em relação ao ano anterior, embora um dos maiores players do mercado de HaaS já faturam na casa dos bilhões. Para 2023 as projeções seguem positivas, uma vez que a consultoria Gartner estima que o segmento de outsourcing de TI chegue a faturar 3,2 bilhões de dólares em todo o mundo.
Para a Tec Mobile, a adesão acelerada do mercado brasileiro ao serviço de assinatura de equipamentos de tecnologia se explica pelos benefícios. “A empresa que contrata um serviço de tecnologia sob demanda e por assinatura tem uma média de 30% de redução de custo em um ciclo de 48 a 60 meses”, explica Evandro Barros, co-fundador e diretor executivo da Tec Mobile. “Se a empresa estiver no regime tributário do lucro real, essa economia fica ainda maior por questões fiscais e contábeis”, complementa o empreendedor.
Além da redução de custos, a locação de equipamentos de TI traz outros benefícios como previsibilidade, garantia, mitigação de risco de taxa de juros, proteção de caixa, pagamento mensal ao invés de uma descapitalização garantindo liquidez, aumento de produtividade, otimização do time de TI interno, controle sobre as atividades e conteúdos acessados pelos usuários, distribuição logística do equipamento para colaboradores em trabalho remoto e em filiais e acesso a pacote de serviços e softwares premium.
Com o objetivo de atingir 8 mil dispositivos alugados apenas em 2023, a Tec Mobile é um canal homologado de produtos e tecnologias de grandes fabricantes como Lenovo e Samsung, e ainda oferece a terceirização da gestão de dispositivos móveis e serviços personalizados que agregam logística para distribuição de equipamentos em todo Brasil e tecnologias avançadas que garantem maior segurança digital e produtividade para empresas de médio e grande porte, em especial dos setores de saúde e tecnologia.
“Em razão da pandemia, todas empresas, viram a necessidade de ampliar seus investimentos em tecnologia. Impulsionado pelas incertezas sobre a economia e a preocupação com a sustentabilidade, a cultura de tecnologia por assinatura tem ganhado cada vez mais espaço. Nas empresas de saúde em razão do avanço da telemedicina, nas companhias de tecnologia em função do aumento da demanda por seus serviços e, finalmente, por força do teletrabalho adotado por grande parte das empresas no mundo, entendemos que ainda existe muito espaço para crescimento desse mercado no Brasil”, conclui Barros.
Empreendedorismo e expansão
Fundada em 2012, a Tec Mobile iniciou suas atividades com um efetivo de 90 tablets para locação para empresas de eventos, pesquisa e agências de publicidade e marketing. No primeiro ano de atuação no mercado de outsourcing de TI, o fundador Evandro Barros viabilizou a possibilidade de expansão por meio da venda de um apartamento no litoral paulista.
Com a venda do imóvel injetou R$ 350 mil no negócio para expandir a marca. Em 20 meses a Tec Mobile recuperou o investimento e desde então segue em forte expansão ano a ano.
Atualmente, a empresa é focada em projetos de locação de notebooks, desktops, tablets e smartphones em contratos acima de 12 meses, justamente onde proporcionam maior economia aos seus clientes, agregando ainda segurança digital e maior produtividade para empresas de médio e grande porte.
Entre os principais clientes da marca estão Prevent Senior, Vertigo, Sebrae RJ, Grupo Nós (rede OXXO), SPAR INC, Hemocentro, Tabas, Maida Health (Grupo Hapvida) e rede Outback.