De acordo com a 33ª edição do relatório WebShoppers, o e-commerce brasileiro vai movimentar R$ 44,6 bilhões este ano.
Em 2015, mesmo com a crise econômica, o setor registrou crescimento de 3% em relação a 2014, com 39,1 milhões de consumidores tendo feito pelo menos uma compra online. Apesar do crescimento, ele foi menor que o registrado em anos anteriores e, para o relatório, isso aconteceu principalmente devido à redução da participação da classe C no comércio eletrônico.
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Outro dado revelado pelo relatório diz respeito ao tíquete médio, que foi 12% maior em 2015, no valor de R$ 388, alavancado pelo aumento na participação do público de renda elevada no e-commerce. Para 2016, é esperado um novo aumento do valor médio gasto pelos consumidores nacionais no e-commerce, que deverá ser de R$ 419 – um crescimento de 8% em relação ao último ano.
Além disso, mais brasileiros compraram em sites estrangeiros de e-commerce e 2015, totalizando 14,9 milhões consumidores únicos ou 54% do total de usuários de comércio eletrônico no Brasil. O volume representou um crescimento de gastos de 18% em relação ao ano anterior, somando US$ 2,02 bilhões.