No dia 13 de setembro, é celebrado o Dia do Programador, data dedicada ao profissional que desenvolve ferramentas e produtos tecnológicos para o cotidiano das empresas, como aplicativos, softwares, sites e diversas outras plataformas digitais. Esse profissional possui um destaque ainda maior em empresas que trabalham como SaaS (Software as a Service), tendo os softwares como produto principal, como é o caso da eNotas, solução tecnológica do mercado que automatiza o fluxo de emissão de NF-e em qualquer cidade do Brasil.
O trabalho dos programadores da startup mineira foi um dos principais motivos que fez com que a eNotas ganhasse notoriedade no mercado por conta da qualidade das soluções desenvolvidas para emissão de notas fiscais eletrônicas. Tal destaque fez com que, há pouco tempo, a empresa fosse adquirida pelo grupo Hotmart Company, empresa global de tecnologia e líder na Economia Criativa.
“Fazer parte do ecossistema da Hotmart destaca a qualidade de nossos produtos e coloca a eNotas em uma prateleira de destaque no mercado, atendendo diversos clientes que lidam com Economia Criativa”, destaca Jonathan Souza, cofundador, arquiteto de software e CTO da eNotas.
A trajetória de Jonathan como programador reflete as vastas oportunidades de carreiras que a profissão pode proporcionar. O executivo não tinha muita afinidade com a tecnologia, tendo trabalhado como assistente de padeiro antes de ingressar no mercado tech. O CTO conta que em suas primeiras aulas em um curso de informática, ele não possuía familiaridade com o mouse. “Na minha primeira aula o professor pediu para eu colocar o mouse no menu inicial e eu quase peguei o mouse e coloquei em cima da tela no menu”, recorda.
Jonathan adquiriu a maior parte dos seus conhecimentos de maneira autodidata e chegou a ingressar na faculdade com o objetivo de adquirir um estágio rapidamente, plano este que foi frustrado. Após sair em busca de um emprego, o CTO foi contemplado com uma oportunidade na qual viria a conhecer o seu atual sócio, Christophe Trevisani.
Na sua primeira experiência profissional na área de tecnologia, Jonathan tinha que resolver um problema de um sistema com três mil bugs, em 6 meses conseguiu solucionar a pendência estudando muito nas horas vagas, o que o levou à promoções e, um tempo depois, à decisão de abrir a eNotas junto de Trevisani.
“O mundo da programação é complexo e requer muita dedicação para ser compreendido pelos profissionais que atuam na área, porém, está longe de ser impossível de ser dominado. Eu sou a prova viva disso”, conclui o CTO.
Com atendimento a empresas de diversos tamanhos e segmentos, a startup mineira tem como propósito oferecer mais liberdade a todas as companhias que querem focar exclusivamente em seus negócios enquanto a eNotas cuida da emissão de suas notas fiscais. A empresa tem conquistado notoriedade no mercado com uma solução que integra o processo de emissão das NF-e com Prefeituras e Secretarias da Fazenda, disponibilizando três produtos para diferentes tipos de clientes: “eNotas Emissor”, “eNotas Gateway – Emissão” e “e-Notas Gateway – Consulta”.