No desenvolvimento de aplicações mobile, temos poucas opções de definição da estrutura dos elementos na tela. Isso acontece porque as telas são pequenas, e como ainda não estamos abordando tablets (o jqm suporta tablets, ainda iremos comentar sobre isso), temos que ser cuidadosos ao diagramar a aplicação.
Por exemplo, não é bom usar divs com posicionamento absoluto ou tabelas “
” dentro de uma aplicação mobile. Simplesmente porque não saberemos o seu comportamento nos mais diversos dispositivos.
O jQm tenta minimizar este problema, e um dos seus recursos é a criação de GRIDS, que fazem com que a tela seja dividida em “pedaços” – como se fosse um table mesmo.
O exemplo mais simples é criar uma estrutura com duas colunas, cada uma com 50% da tela. Você terá que criar divs e estabelecer as seguintes classes: ui-grid-a, ui-blok-a e ui-blok-b. Observe:
Criamos uma div, com a class ui-grid-a. Depois, criamos mais duas divs internas, com classes ui-block-a e ui-block-b. Os textos “Bloco A” e “Bloco B”. Com isso, temos o seguinte layout:

Observe que dividimos os dois blocos A e B e duas células com 50% de largura cada uma. Uma boa aplicação para este exemplo seria a criação de dois botões de formulário: “Cancelar” e “Ok”.
O exemplo acima produz o seguinte resultado:

Você deve ter percebido que a primeira div, que contém o sistema de grids do jQm, contém a seguinte classe: ui-grid-a A letra “a” neste grid tem o propósito de criar duas células com 50% de largura. Para outros tipos, temos:
- ui-grid-b – Cria três células: 33%/33%/33%
- ui-grid-c – Cria quatro células: 25%/25%/25%/25%
- ui-grid-d – Cria cinco células: 20%/20%/20%/20%/20%
Se você precisar criar múltiplas células, por exemplo 3×3, basta repetir a sequência de letras dos divs que tem as classes block:
1-1
1-2
1-3
2-1
2-2
2-3
3-1
3-2
3-3
E conseguirá o seguinte resultado:

Repare que, nas divs das células, usamos a,b,c,a,b,c,a,b,c … fazendo com que o jQm quebre corretamente cada célula.
É isso. Até a próxima!
trabalha com desenvolvimento web desde 1998 e atualmente dedica-se a escrever livros sobre programação e desenvolvimento de sistemas, disponíveis no seu site.