JQuery

11 abr, 2011

Criando Layout Grids com jQuery Mobile

Publicidade

No desenvolvimento de aplicações mobile, temos poucas opções de definição da estrutura dos elementos na tela. Isso acontece porque as telas são pequenas, e como ainda não estamos abordando tablets (o jqm suporta tablets, ainda iremos comentar sobre isso), temos que ser cuidadosos ao diagramar a aplicação.

Por exemplo, não é bom usar divs com posicionamento absoluto ou tabelas “

” dentro de uma aplicação mobile. Simplesmente porque não saberemos o seu comportamento nos mais diversos dispositivos.

O jQm tenta minimizar este problema, e um dos seus recursos é a criação de GRIDS, que fazem com que a tela seja dividida em “pedaços” – como se fosse um table mesmo.

O exemplo mais simples é criar uma estrutura com duas colunas, cada uma com 50% da tela. Você terá que criar divs e estabelecer as seguintes classes: ui-grid-a, ui-blok-a e ui-blok-b. Observe:


Bloco A

Bloco B

Criamos uma div, com a class ui-grid-a. Depois, criamos mais duas divs internas, com classes ui-block-a e ui-block-b. Os textos “Bloco A” e “Bloco B”. Com isso, temos o seguinte layout:

Observe que dividimos os dois blocos A e B e duas células com 50% de largura cada uma. Uma boa aplicação para este exemplo seria a criação de dois botões de formulário: “Cancelar” e “Ok”.



Login

















O exemplo acima produz o seguinte resultado:

Você deve ter percebido que a primeira div, que contém o sistema de grids do jQm, contém a seguinte classe: ui-grid-a A letra “a” neste grid tem o propósito de criar duas células com 50% de largura. Para outros tipos, temos:

  • ui-grid-b  – Cria três células: 33%/33%/33%
  • ui-grid-c  – Cria quatro células: 25%/25%/25%/25%
  • ui-grid-d – Cria cinco células: 20%/20%/20%/20%/20%

Se você precisar criar múltiplas células, por exemplo 3×3, basta repetir a sequência de letras dos divs que tem as classes block:


1-1

1-2

1-3

2-1

2-2

2-3

3-1

3-2

3-3

E conseguirá o seguinte resultado:

Repare que, nas divs das células, usamos a,b,c,a,b,c,a,b,c … fazendo com que o jQm quebre corretamente cada célula.

É isso. Até a próxima!