A ARM anunciou hoje, na Computex 2016, a nova CPU Cortex-A73 e a GPU Mali-G71, que foram projetadas pensando em eficiência energética e realidade virtual em dispositivos móveis.
Segundo a companhia, a linha de GPUs Mali é a mais utilizada em todo mundo, com mais de 750 milhões de embarques registrados em 2015. O novo Mali-G71 é o primeiro a utilizar a arquitetura de terceira geração da empresa, conhecida como Bifrost. De acordo com o Canaltech, seu núcleo permite um desempenho gráfico 50% maior do que a versão anterior. Além disso, a ARM afirma que a nova GPU é 20% mais eficiente no gerenciamento de energia e capaz de ter um desempenho 40% superior do que a GPU anterior.
Já o Cortex-A73 prioriza a eficiência energética, sendo 30% mais eficiente que seu antecessor, o Cortex-A72. Além disso, o novo chip oferece desempenho cerca de 1,3 vez superior que o antigo graças ao processo de fabricação de 10 nm. Ainda de acordo com a empresa, o Cortex-A73 consegue entregar até 90% mais desempenho em relação ao Cortex-A53 em tarefas single-core.
[awprm urls=https://imasters.com.br/noticia/youtube-esta-construindo-nova-versao-de-app-para-realidade-virtual/,https://imasters.com.br/noticia/disney-quer-usar-camera-de-realidade-virtual-da-nokia-para-produzir-filmes/]
Empresas que fabricam seus próprios chips, como Apple, Samsung e Qualcomm seriam favorecidas com os novos modelos. A empresa sul-coreana, por exemplo, usa o Cortex-A72 no Exynos 7420. Com a atualização para o novo componente, a expectativa é que tenhamos smartphones mais potentes nos próximos anos. Os novos lançamentos da ARM mostram que a tecnologia móvel continua a avançar em termos de potência e eficiência, adaptando-se aos novos produtos do mercado, como a tecnologia VR.
A empresa espera iniciar a produção em massa do Cortex-A73 e da GPU Mali-G71 já no final deste ano. Sendo assim, podemos esperar aparelhos equipados com as novas soluções no início de 2017.