Notícias

17 jul, 2023

Conheça os 10 livros de tecnologia mais vendidos em 2023

Publicidade

O mercado global de e-books deve crescer 28% até 2026, alcançando US$ 23,1 bilhões em receitas, como aponta um estudo conduzido pela BusinessWire. O setor brasileiro já segue aquecido, com a editora de livros de tecnologia Casa do Código sendo uma das suas representantes, vendendo, em média, 19 mil títulos digitais anualmente, além de ter comercializado mais de 270 mil leituras. A unidade de negócios da Alura, ecossistema de aprendizado tech, mapeou os 10 livros relacionados ao tema mais vendidos em 2023, que tratam sobre ciência de dados, gestão de produtos, UX Research, dentre outros.

“Os livros de tecnologia são verdadeiros tesouros para aqueles que buscam se destacar nesse campo e se manter atualizados em um mundo em constante evolução. Eles são ferramentas fundamentais para a educação e formação de profissionais, pois oferecem conhecimentos aprofundados, insights valiosos e perspectivas inovadoras sobre as mais recentes tendências e avanços tecnológicos”, afirma Carlos Silveira, Diretor Geral da editora.

Conheça abaixo as 10 obras de tecnologia mais vendidas em 2023:

*Livro escrito por Marcos Kalinowski, Tatiana Escovedo, Hugo Villamizar, Hélio Lopes; professores e pesquisadores da PUC-RJ.

Explora abordagens ágeis, algoritmos de classificação e regressão em Python, controle de qualidade de sistemas inteligentes e alternativas de implantação na nuvem, destacando a importância de seguir boas práticas de Engenharia de Software e adaptá-las ao contexto da Ciência de Dados.

*Livro escrito por Bernard De Luna.

Um guia para construir produtos incríveis, mostrando que a criatividade é o resultado de uma jornada e oferecendo dicas, técnicas e métodos. O livro compartilha insights valiosos baseados na rica experiência do autor como mentor, capacitando os leitores a se destacarem em suas áreas de atuação.

*Livro escrito por Bruno Cartaxo.

Um guia indispensável para estudantes universitários que têm um olhar para o futuro acadêmico em computação. Abordando as nuances das instituições de ensino e pesquisa brasileiras, o autor explora os diferentes tipos de pós-graduação e oferece orientações valiosas para a escolha do programa e do orientador adequado.

*Livro escrito por Alexandre Aquiles.

Um guia prático para aplicar os conceitos da Orientação a Objetos de forma eficaz. O autor apresenta as melhores práticas de design e arquitetura, utilizando os princípios SOLID, para organizar e otimizar o código para pessoas avançadas.

*Livro escrito por Cecília Henriques, Elizete Ignácio, Denise Pilar.

O livro “UX Research com sotaque brasileiro” preenche uma importante lacuna na área de pesquisa de experiência, conhecida como UX Research. As autoras oferecem uma abordagem localizada e acessível, que considera os contextos sociais, políticos e culturais específicos do Brasil. Com um tom descontraído e bem-humorado, o livro apresenta métodos bem-sucedidos, casos reais e testemunhos, atendendo a um amplo público interessado em pesquisa.

*Livro escrito por Eduardo Felipe Zambom Santana.

Aborda a arquitetura de sistemas de software, desde os monólitos até os microsserviços. Com foco na plataforma Java, o autor guia os leitores na criação de uma aplicação de exemplo usando o Spring Boot, composta por três microsserviços independentes para gerenciar usuários, produtos e compras.

*Livro escrito por Julio Bitencourt.

O livro guia os leitores por meio dos fundamentos essenciais da linguagem Dart, abordando desde a sintaxe básica, como tipos e operadores, até recursos avançados, incluindo programação assíncrona, generics, streams e isolates. O conteúdo teórico é complementado com exemplos práticos, dicas e boas práticas para aprimorar as habilidades em Dart.

*Livro escrito por Mulheres de Produto.

Um manifesto colaborativo escrito por mais de 30 mulheres com o objetivo de compartilhar conhecimentos e experiências na área de produtos digitais. As autoras abordam as habilidades necessárias, os desafios e as diferentes carreiras nessa área. Além disso, trazem informações sobre o mercado de produtos no Brasil, histórias reais de sucessos e fracassos, e relatos inspiradores sobre a experiência de ser uma mulher Product Manager.

*Livro escrito por Alex Soares.

Explora a jornada do design na criação de experiências envolventes a partir do contato com objetos, produtos e serviços. Além da usabilidade, o autor destaca a importância de considerar a dimensão emocional e as tendências sociais. A união das Neurociências com o Design oferece um caminho poderoso para inovação, criando conexões entre diferentes perspectivas.

*Livro escrito por Thiago Leite e Carvalho.

O autor explora o surgimento da Orientação a Objetos como resposta às necessidades dos programadores. Esse paradigma oferece uma expressividade maior e melhor para lidar com as demandas do dia a dia, permitindo criar unidades de código alinhadas ao nosso pensamento e ações. O autor apresenta os conceitos essenciais da Orientação a Objetos, demonstrando sua aplicação de forma eficiente através de exemplos práticos.