Os dados mais recentes sobre as empresas que oferecem internet no país mostram que elas somam quase 13 mil, segundo a pesquisa nacional TIC Provedores 2020. Em um cenário de ampla conexão e quando o cliente busca muito mais do que alta velocidade e barrinhas na tela, empresas do segmento vêm redefinindo sua forma de atuação. E, acredite, oferecer pacotões de desconto ou roteadores mais baratos, por exemplo, pode não ser mais suficiente.
Isso ocorre não apenas pela concorrência, mas também por um conceito especialmente ampliado desde a pandemia da Covid-19: o customer centric, ou, em tradução livre, o cliente no centro. Trata-se de uma estratégia que, se aplicada do modo certo, tem força para garantir benefícios importantes à empresa. O cliente que vem buscando cada vez mais por experiências pode encontrar em um serviço a resposta para outras dores do seu cotidiano.
Neste sentido, uma das opções com o melhor Serviço de Valor Agregado (SVA) e que os provedores de internet conseguem oferecer é o Clube de Vantagens. Popular em grandes empresas, o modelo também vem crescendo entre negócios digitais e plataformas.
“Com um programa de vantagens, é possível um pequeno negócio, por exemplo, elevar sua lucratividade aumentando sua base de clientes fixos em cerca de 40%”, aponta Aluísio Diniz Cirino, CEO da Lecupon, plataforma mineira de gestão de benefícios e vantagens. Segundo ele, o modelo de troca pode ser — e realmente tem mostrado a que veio — positivo para todos os tipos de negócios: da farmácia ao provedor de internet.
“As empresas de internet estão enfrentando uma grande concorrência; sempre aparece um provedor novo oferecendo preços cada vez mais baixos. Porém, nem sempre é o preço baixo que define o negócio, mas a melhor oferta. Por isso, entender o que é SVA para provedores ajuda como diferencial competitivo. O que o provedor de internet precisa entender é como oferecer benefícios que gerem valor tanto para atrair como para fidelizar clientes”, sublinha.
Por não ser considerado um serviço de telecomunicação para a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o SVA diminui o pagamento de impostos e ainda incentiva o cliente a usar o serviço principal. Além disso, essa oferta de benefícios agregados proporciona uma satisfação maior ao cliente que não quer somente usufruir do serviço de dados ou de voz.
“Ele acaba desfrutando de benefícios extras dentro da oferta do plano, e isso certamente será relevante quando ele pensar em cancelar o serviço. É a melhor solução para os empresários das empresas que oferecem internet manterem seus clientes por um período extenso de tempo”, destaca Aluísio.
Existem ainda outros benefícios ao incorporar o SVA à conexão da internet.
“O cliente gosta de variedade para escolher o melhor benefício. Ter um SVA que esteja de acordo com o perfil dele é uma oportunidade de atraí-lo. Investir em benefícios interessantes gera mais estratégias comerciais e dinamiza as propostas de marketing”.
Fortalecer a retenção de clientes é outro ponto importante. “Enquanto as empresas só se preocuparem em trazer novos clientes, o número de cancelamentos pode crescer”, sublinha o CEO. A retenção vem em companhia da fidelização: manter o cliente na empresa por mais tempo contribui para a longevidade do negócio e sai muito mais em conta do que o custo para se trazer novos clientes.
Organizar a oferta de serviços e oferecê-los com boa qualidade resume a ópera toda na frase de Michael Leboeuf, consultor e autor de best-sellers sobre gestão de negócios: “Um cliente satisfeito é a melhor estratégia de negócios”.