De acordo com a pesquisa TIC Domicílios, divulgada hoje pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), a presença do computador nas casas brasileiras passou de 35%, em 2010, para 45% em 2011. A internet, por sua vez, estava presente em 38% das casas no ano passado, um aumento em relação aos 27% de 2010.
Entre os domicílios com computador, 79% tinham desktops, contra 39% de notebooks. Segundo o levantamento, em 2008, 95% das casas tinham um computador de mesa, enquanto os portáteis estavam presentes em apenas 10% dos lares.
Além disso, o estudo mostrou que a presença de notebooks nas casas da classe C praticamente dobrou no ano passado em relação a 2010, atingindo 28% dos lares. Os dois tipos de computadores empatam nos domicílios da Classe A – os portáteis estão presentes em 81% das casas, contra 82% dos desktops.
A pesquisa TIC Domicílios de 2011 começou a medir pela primeira vez a presença dos tablets nas casas brasileiras. Enquanto apenas 1% dos lares no total possui uma prancheta digital, a proporção na classe A já chega a 10%.
Os dados foram obtidos a partir de entrevistas em 25 mil domicílios no Brasil. A pesquisa foi produzida pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto Br (NIC.br), através de seu Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (CETIC.br).
Com informações de G1