Bons programadores escrevem bons códigos, e bons códigos não surgem do nada ou por sorte. É necessário trabalhar com dedicação e inteligência e saber o que você está fazendo, investir tempo e esforço em seu trabalho, além de ter conhecimentos básicos sobre codificação, conhecer as melhores práticas de programação e ter o comportamento adequado no ambiente de trabalho para que ele não se torne uma tarefa árdua e difícil.
Pensando nisso, o autor Pete Goodliffe reuniu no livro “Como ser um programador melhor”, publicado no Brasil pela Novatec Editora, tudo o que aprendeu em seus 15 anos de carreira sobre como lidar com códigos, conhecer bem os negócios e melhorar seu desempenho no trabalho. O conteúdo é útil para desenvolvedores experientes e para profissionais novatos e estudantes.
O livro traz dicas divididas em cinco categorias:
- Técnicas de codificação para compor linhas de código, testar, depurar e lidar com a complexidade.
- Práticas, abordagens e atitudes para manter a simplicidade, trabalhar bem em equipe e reutilizar e criar códigos maleáveis.
- Táticas para aprender de maneira eficiente, comportar-se de modo ético, encontrar desafios e evitar a estagnação.
- Maneiras práticas de completar tarefas: as ferramentas certas, qual é a aparência de “pronto” e procurar ajuda dos colegas.
- Hábitos para trabalhar bem com outras pessoas e encarar o desenvolvimento como uma atividade social.
Pete Goodliffe é programador, colunista que escreve sobre desenvolvimento de software, músico e autor de uma coluna chamada “Becoming a Better Programmer” (Como ser um programador melhor) para uma revista. Colaborou com vários livros sobre desenvolvimento de software e dá palestras regularmente sobre esse assunto.
A obra custa R$ 89,00 e pode ser adquirida no site da Novatec Editora.