Tecnologia

4 dez, 2014

Com novo CAPTCHA, Google percebe se você não é um robô com um clique

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Provar que você é humano e não robô de spam deve ficar mais simples graças a uma nova ferramenta do Google. A empresa apresentou ontem uma nova alternativa ao CAPTCHA – aquelas palavras deformadas que você é obrigado a digitar – que envolve apenas um clique.

Com a nova tecnologia, o usuário terá apenas que marcar uma caixa de seleção acompanhada da frase “I’m not a robot” (“Eu não sou um robô”). Nada de reproduzir textos ou números deformados que, às vezes, beiram o incompreensível, gerando uma experiência bastante ruim.

captcha-1De acordo com o Google, a nova técnica funciona porque a empresa diz ser capaz de diferenciar humanos e robôs por meio de ações que independem de ações do usuário. O modo como o cursor do mouse é movimentado para marcar a caixa de seleção é um dos fatores para fazer essa distinção, diz a empresa.

Mas também há outras dicas. Como o Google já coleta dados da navegação do usuário naturalmente, basta comparar o endereço de IP e cookies do navegador para ter certeza de que se trata da mesma pessoa que normalmente navega pela Internet. Outras variáveis também são utilizadas, mas a empresa não irá revelá-las para não dar pistas para quem tenta burlar o filtro.

Robôs spammers rapidamente aprenderão a pressionar a caixinha. Caso o sistema entenda que não é um humano apertando o botão, o texto distorcido voltará a ser exibido, o que parece inteligente. Assim, o Google pune com a tarefa de preencher apenas o que ele identifica como atividade irregular, liberando o acesso de quem realmente o algoritmo entende ser humano com uma experiência mais lisa.

Os resultados apresentados até agora são interessantes: o teste já foi feito no WordPress, com 80% dos usuários passando pelo novo CAPTCHA apenas clicando na caixa de seleção; no site de venda de jogos Humble Bundle, o número é de cerca de 60%.

captcha-2

Para quem acessa a Internet por meio de tablets e smartphones, o sistema utilizado será outro: em vez de apenas um clique, a pessoa verá uma foto e terá que identificar uma imagem semelhante em um grupo de alternativas. Por exemplo: o Google apresenta a imagem de um gato e mostra várias outras que contêm outro gato, um cão, um rato, uma árvore e um carro. Se o usuário selecionar a imagem correta, pode seguir adiante. Essa tarefa é normalmente muito difícil para robôs e é um dos principais focos das pesquisas da empresa.

Com informações de Olhar Digital