No ano passado, a CloudFlare, empresa responsável por uma rede de distribuição de conteúdo, prometeu que iria dobrar o uso do SSL na web em 2014. E, durante a noite passada, a empresa implementou seu recurso Universal SSL, que oferece criptografia SSL para qualquer site que tenha autorizado seu uso (opt-in). No total, mais de dois milhões de sites receberam a ferramenta, dobrando a quantidade de criptografia.
SSL já é comum em serviços de e-mail de internet banking, geralmente vistos como um ícone de cadeado dourado na barra de URL do navegador, mas as despesas extras de hospedagem acabam fazendo com que a maioria dos sites acabem ignorando as proteções extras.
Como resultado, a maior parte do tráfego web acaba sendo feita sem criptografia, ficando vulnerável a ataques de vigilância e de redirecionamento passivos. Uma vez que os vazamentos de Snowden, muitos defensores da web têm visto isso como um problema crescente.
Em dezembro, a CloudFlare anunciou seus planos de oferecer SSL gratuitamente e, em agosto, o Google anunciou que daria uma melhor colocação em seus rankings de buscas a sites com SSL.
Com informações de The Verge