Mobile

19 out, 2015

Claro será a primeira operadora a testar 5G no Brasil

Publicidade

Durante a visita da presidente Dilma Rousseff à Suécia, no último fim de semana, a fabricante sueca Ericsson anunciou que fará um teste com o 5G, a nova tecnologia para a telefonia móvel, que deverá ficar comercial em 2020, segundo determinação da União Internacional de Telecomunicações (UIT), com a Claro, operadora do grupo mexicano América Móvil, em 2016, no Brasil. A data e onde será o teste não foram revelados pela empresa

Segundo informações repassadas pela Ericsson, os primeiros testes de sistemas da América Latina para 5G e IoT (Internet das Coisas) serão desenvolvidos no País durante o ano que vem. A fabricante no Brasil possui uma parceria com a Universidade Federal do Ceará, assinado em 2014, para a realização de testes no 5G.

5g

O laboratório brasileiro conta com mais de 40 profissionais entre pesquisadores, alunos e funcionários distribuídos três frentes – pesquisa, patentes e padronização – e tem como foco estudar novas faixas de espectro, conhecidas como ondas milimétricas (sistemas com alta densidade de antenas, comunicação entre dispositivos e redes heterogêneas).

A internet 5G deve chegar ao mercado até 2020, de acordo com uma determinação da União Internacional Telecomunicações (UIT), da Organização das Nações Unidas. A velocidade média esperada é de 5G/s, o que corresponderia até 250 vezes a velocidade do 4G. Segundo ainda a UIT, os picos de velocidade serão de até 20 Gbps, o que permitiria fazer o download de um filme em alta definição em 10 segundos. Mas há questões importantes a serem resolvidas, e a principal delas é a frequência ou frequências que serão utilizadas para viabilizar o 5G.

Com informações de Convergência Digital