O Google anunciou hoje, no Chrome Dev Summit, que o número de usuários ativos mensais do Chrome no mobile dobrou durante o último ano, indo de 400 milhões para 800 milhões.
Esse total inclui uma mistura de usuários provenientes do Android e do iOS. Apesar de a empresa não especificar a quantidade de usuários para cada SO, o TechCrunch acredita que a maioria esteja no Android.
Além desses números, a empresa está interessada em saber como os desenvolvedores escolhem novas tecnologias web, segundo Alex Komoroske, líder de gerenciamento de produto no Google, disse ao site.
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Embora a empresa afirme que vê web apps e apps nativos como complementares, Komoroske acredita que a web permite que os desenvolvedores alcancem uma audiência maior. Ele argumenta que a combinação de muitos dos novos web standards e tecnologias web, incluindo os trabalhadores de serviço (para a construção de uma melhor experiência offline), notificações push web, bem como a capacidade de salvar atalhos de aplicativos na tela inicial, permitem aos desenvolvedores construir esse relacionamento mais profundo com usuários.
Ao mesmo tempo, eles estão levando a web a uma nova rodada de inovação que não é diferente do advento do AJAX cerca de quinze anos atrás. Ele ressaltou que o Google disponibiliza muitas dessas tecnologias no Chrome, mas elas foram coprojetadas com a Mozilla e outras empresas no ecossistema de navegadores.
O Google afirma que agora vê cerca de 350 milhões de push notifications, por exemplo, a partir de aproximadamente 2.300 domínios diferentes (embora a maioria deles deve vir de um pequeno número de sites populares, como o Facebook). O executivo afirmou que o Google registra 2,2 bilhões de carregamentos de páginas por dia a partir de sites que usam trabalhadores de serviço.
A empresa chama esses novos sites de “aplicativos web progressistas” – isto é, sites que têm as propriedades da web, mas que utilizam as novas tecnologias para obter engajamento em apps. A terminologia não é completamente nova, mas parece que o Google está agora destacando-a em seu marketing e usando-a como um guia para o desenvolvimento do Chrome, especialmente no mobile.
Com informações de TechCrunch