Desde que entram no mundo do desenvolvimento, seja por meio de uma universidade, curso técnico, ou os bons e fortes fóruns, os devs ouvem falar sobre certificações. A importância em ser um profissional certificado é algo que fica muito claro para eles desde o início, já que, em um ambiente de trabalho tão concorrido como o que enfrentam diariamente, a melhor maneira de provar seus conhecimentos, fora o trabalho cotidiano, são as certificações.
Além de ser boa para o desenvolvedor, a certificação é ótima para o mercado de trabalho, para as empresas contratantes. Afinal, que empresa nunca foi “enganada” em uma entrevista de emprego? Que empresa nunca fez uma contratação ruim por não ter um meio de reconhecer os conhecimentos daquele profissional em pauta? Ou seja, as certificações ajudam não somente o desenvolvedor, dando a ele um meio de provar os seus conhecimentos, como também facilitam a vida das empresas na hora de contratar e melhorar a qualidade do mercado de trabalho.
Atualmente, o mercado conta com boas certificações de diversas linguagens, porém, em sua maioria, elas visam apenas aos aspectos técnicos da linguagem, deixando a desejar no que se refere às boas práticas. Mas quem trabalha no dia a dia do desenvolvimento de um produto grande sabe que, além de conhecimento técnico sobre a linguagem, o profissional precisa se preocupar com boas práticas. Se não houver preocupação com a qualidade do software, os custos de mudança vão crescer exponencialmente conforme a complexidade do software também cresce, aumentando o tempo de entrega de novas funcionalidades e manutenção.
Pensando nisso, o iMasters, com a sua expertise e reconhecimento do mundo developer, está desenvolvendo uma série de certificações que têm por objetivo enaltecer os desenvolvedores com domínio das boas práticas de programação. Hoje, o iMasters conta com as certificações: PHP, JavaScript e Ruby. Além da expertise do iMasters, o projeto das certificação contou com a participação de alguns profissionais renomados pelo mercado e pela comunidade:
- João Batista Neto;
- Fernando Rychlewski;
- Fabio Akita;
- Hélio Costa e Silva;
- Nelson Senna;
- Murillo Flores;
- Geison Biazus;
- Mauro George;
- Jaydson Gomes;
Como o intuito do iMasters é certificar o profissional e melhorar a qualidade dos serviços prestados no mercado, as certificações iMasters são de alto nível, contando hoje com um percentual de aprovação menor do que 25%, o que reflete mais uma vez a necessidade de certificações do profissional.
A certificação em PHP do iMasters foi lançada logo após o PHP Experience 2016. Entre os profissionais que aceitaram o desafio, apenas alguns conseguiram se certificar:
- Henrique Moody;
- Andre Metzen;
- Gustavo Andrade Ferreira;
- Leandro Sanches;
- Rodrigo Azevedo;
- Douglas de Abreu;
- Rodrigo Picinin Boratto;
- Rafael Reis;
- Vinicius de Oliveira Borges;
- Antonio Natanael Machado Colacino;
- Dalto da Costa Brito;
- Thyago Luciano;
- Márcio Ramos dos Santos;
- Léo Renis Rodrigues dos Santos;
- Ari Stopassola Junior;
- Erik Figueiredo;
Ficou interessado pelo desafio? Gostaria de provar seus conhecimentos de boas práticas nessas linguagens de programação? Venha encarar as certificações do iMasters! Não se esqueça de nos dar seu feedback em relação às provas! As certificações são gratuitas e as provas podem ser feitas online no endereço: http://certificacao.imasters.com.br/.