Banco de Dados

12 fev, 2019

Em SP, CEO da Microsoft fala sobre IA e intensidade tecnológica

Publicidade

O CEO global da Microsoft, Satya Nadella, participou do evento AI+Tour, organizado por sua empresa, em São Paulo. O objetivo foi discutir sobre tecnologia e falar como ela está (e vai continuar) impactando a sociedade.

Satya era o nome mais esperado dessa manhã. Ele foi o primeiro convidado a  palestrar. Disse que a intensidade tecnológica, como ele chama, significa a adoção de tecnologia por parte de empresas e governos. Elas devem, segundo Satya, acelerar a adoção e construir suas próprias capacidades tecnológicas.

“Nós temos uma enorme oportunidade de gerar avanços em tecnologias digitais – e especificamente em IA – para empoderar cada pessoa e cada organização no Brasil a conquistar mais”
-Satya Nadella, CEO da Microsoft.

De acordo com a Microsoft, um estudo encomendado pela empresa e conduzido pela Fundação Getúlio Vargas mostrou o impacto da inteligência artificial em vários setores do Brasil, que representam 36,4% do PIB do País. A adoção de IA nestes setores pode impulsionar uma taxa de crescimento do PIB de até 6,43%, no acumulado de 15 anos.

Segundo Nadella, a capacidade computacional atual no planeta permitiria ir à Lua e voltar, três vezes. Mas não basta ter essa capacidade computacional, é preciso difundir a adoção da tecnologia e promover a educação. Para o Brasil, por exemplo, Satya anunciou uma parceria entre Microsoft, SESI e SENAI para oferecer gratuitamente para estudantes dessas instituições treinamentos sobre IA.

Ele explicou que a inteligência artificial permite melhores fluxos de trabalho, que podem ser customizados em cada indústria. E que as mudanças começam com a capacitação da população diante das novas tecnologias. Fazendo isso com os trabalhadores das fábricas, por exemplo, é possível conseguir um crescimento da produtividade.

O CEO da Microsoft se disse muito empolgado com a evolução da inteligência artificial no Brasil. Ele falou que o país está à frente, quando o assunto é a garantia de tratar a privacidade como direito humano.

O evento

O evento também contou com a participação de Cristian Gebara, CEO da Telefônica Brasil, Luís Felipe Salin Monteiro, secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação do Ministério do Planejamento e Tim Lucas, da HyperIsland.

 

Christian Gebara

Christian Gebara, CEO da Telefônica Brasil (Vivo), apresentou a Aura, uma plataforma de inteligência artificial construída em parceria com a Microsoft.

Ele falou, ainda, que “digitalização tem coisas muito positivas e queremos que ela chegue a todos”.

Gebara lembrou que a tecnologia é muito importante, mas “tem momentos que a gente tem que desconectar da tecnologia” e se conectar com pessoas.

Luís Felipe Salin Monteiro

Luíz Felipe é secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação do Ministério do Planejamento e falou sobre os novos planos do governo brasileiro para transformar digitalmente o setor público.

Ele fez um panorama sobre a realidade digital atual. O Brasil é hoje a quarta maior população do mundo conectada à rede. Até 2025, a economia digital mundial deve gerar 23 trilhões de dólares.

Ele reconheceu que o Brasil começou tarde a pensar em um governo digital. A Dinamarca, por exemplo, lançou sua primeira estratégia digital em 2001, 15 anos antes do Brasil.

O secretário lembrou que, atualmente, somente 30% dos serviços públicos prestados pelo governo federal não exigem que o cidadão se desloque para algum serviço presencial.

E que, em média, um serviço público é entregue ao cidadão em cerca de 46 dias. Se tudo fosse digital, o tempo de espera seria infinitamente menor.

“Tecnologia não é o problema. Problema é coordenar esforços juntamente com 700 mil funcionários públicos”.
–  Luís Felipe Salin Monteiro

Para mudar esse quadro, Monteiro falou que estão sendo investidos 8 bilhões de reais por ano em tecnologia no Governo Federal. E que existem, pelo menos, 30 iniciativas de inteligência artificial em execução.

E completou: “Queremos uma economia dinâmica, baseada em dados, onde novos modelos de negócios surjam todos os dias em um mundo de dispositivos conectados”

 

Tim Lucas

Tim Lucas é Learning Designer, da Hyper Island, uma escola de negócios criativa digital.

Ele foi o último a palestrar na Microsoft AI+Tour e começou a discursar sobre o cenário atual. Disse que as crianças estão crescendo em um mundo diferente. Elas já apresentam novas maneiras de pensar.

Segundo Lucas, a presença cada vez maior de robôs, que usam dados humanos e inteligência artificial, permitirão que façamos coisas que gostamos, enquanto que os robôs cuidarão da burocracia.

“A tecnologia vai ampliar minhas habilidades, não tomar meu espaço. Não devo me sentir ameaçado, mas andar de mãos dadas com a tecnologia”.
– Tim Lucas

Ele concluiu pedindo que todos sejam otimistas, afinal o mundo todo está falando de mudanças que estão por vir. E disse: “Aprendam com as crianças. Elas estão passando por tudo isso, de maneira diferente de nós”.