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6 mai, 2015

Buscas no Google via mobile superam as de desktop

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Em uma conferência sobre campanhas digitais realizada ontem, o Google anunciou que o número de pesquisas feitas em sua ferramenta de busca por meio de dispositivos móveis finalmente superou o das que feitas através de PCs. De acordo com Jerry Dischler, um dos executivos da empresa, essa virada aconteceu em pelo menos 10 dos principais mercados do mundo, incluindo EUA e Japão. Dischler não citou outros países e não mencionou quando essa mudança ocorreu.

A mudança pode significar alterações importantes nos direcionamentos do Google. As propagandas posicionadas ao lado dos resultados das pesquisas por meio de browsers de desktop são consideradas os anúncios mais lucrativos do marketing digital. Mesmo assim, o preço por esses anúncios tem caído seguidamente ao longo dos anos.

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Uma das causas apontadas pelos especialistas para essa queda de preço é justamente a ascensão do uso de aparelhos móveis para realizar as pesquisas no buscador. Além disso, os anúncios dos dispositivos móveis não rendem as mesmas taxas dos realizados nos PCs.

De qualquer forma, o chefe de finanças do Google, Patrick Pichette, disse que a empresa está vivenciando um fortalecimento de seus recursos de busca mobile, e que o preço por cliques em seu sistema de pesquisas continua crescendo. Segundo Pichette, a queda de rendimentos com anúncios pela qual a empresa passa (e que foi confirmada na receita do primeiro trimestre de 2015, divulgada recentemente) deve-se às propagandas no YouTube.

Mesmo assim, o Google está tomando medidas para melhorar seus anúncios na área mobile. Durante a conferência de ontem, a empresa apresentou algumas novas ideias para melhorar sua propagandas nos smartphones, tablets e afins, exibindo anúncios mais amigáveis para essas plataformas mobile, incluindo um uso maior de imagens e sensibilidade a comandos, como passadas de dedo.

Outro plano do Google para manter esse crescimento em suas buscas via smartphones e tablets é a manutenção do acordo com a Apple, que torna o gigante das buscas a ferramenta oficial do Safari no iPhone, e que está prestes a expirar.

É válido ressaltar que não depende apenas do Google melhorar sua presença nas buscas feitas via gadgets, uma vez que muitos usuários utilizam aplicativos de buscas mais específicos, dependendo do que desejam ou seja, pesquisam sobre restaurantes em apps de comida, sobre baladas em aplicativos para festas, e assim por diante, eliminando o intermediário Google.

Com informações de Canaltech