DevSecOps

10 abr, 2015

Bug em software bancário bloqueia sites com IPv6 ativado

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Testes realizados por engenheiros do NIC.br, depois de relatos feitos em fóruns de discussões técnicas, motivaram a equipe do IPv6.br  a testar a solução warsaw versão 1.5.1, produzido pela empresa GAS Tecnologia, utilizada por algumas instituições bancárias para o acesso ao Internet Banking em computadores Windows, e problemas sérios foram confirmados: toda a navegação em sites que tenham IPv6 ativado é simplesmente bloqueada, o que afeta YouTube, Google, Facebook, Yahoo!, Linkedin, Terra, UOL, Globo.com, sites do NIC.br e muitos outros.

Não é apenas a navegação com IPv6 que é afetada. Todo o acesso a esses serviços, mesmo com IPv4 também disponível, é bloqueado pelo bug no software dos bancos. O relato sobre o bug foi publicado ontem no Fórum IPv6.br, do NIC.br.

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Segundo os especialistas, a GAS Tecnologia, empresa do grupo Diebold, em seu site, descreveu o Warsaw, “como uma solução que tem como premissa prover confiabilidade em transações eletrônicas. Este software é distribuído por instituições financeiras, governamentais e privadas, por intermédio da instalação ou atualização dos módulos de proteção instalados em seu computador”.

O warsaw pode ser instalado automaticamente, como atualização de versões mais antigas da tecnologia de proteção, baseadas em plugins de navegadores, ou pode ser instalado manualmente pelo usuário, por meio de um instalador disponível na página do banco. No Windows, ele funciona como um serviço. Ou seja, não se trata mais de um plugin com atuação restrita ao navegador Web, mas de um software que atua diretamente no sistema operacional. O software é iniciado automaticamente junto com o sistema, e os testes do NIC.br não encontram uma opção para sua desinstalação. Para identificar se o software está instalado em seu sistema, pressione as teclas [CTRL]+[SHIFT]+[ESC] para abrir o gerenciador de tarefas, clique na aba ‘Processos’, e verifique se há um processo chamado “GAS Tecnologia – CORE” rodando. Outro componente da mesma solução de segurança é o “G-buster Browser Defense – Service”.

De acordo com os testes realizados pela equipe do IPv6.br, feitos com um computador rodando Windows 8.1, 64 bits, em uma rede com conectividade nativa IPv6 e IPv4, quando a solução de segurança dos bancos estava instalada, não era possível navegar em nenhum site que tivesse IPv6 ativo. Também foram feitos testes com o firewall do Windows ativado e desativado, com várias configurações diferentes de rede, com o Windows Defender instalado, e também sem antivírus. Em todos os testes o problema persistiu.

O bug se manifestou no Internet Explorer, no Chrome e no Firefox, inclusive em tentativas de se acessar os serviços Web ‘manualmente’ por meio de um terminal usando o comando ‘telnet’ direcionado para a porta 80. O acesso a outros serviços, como o próprio ‘telnet’, usado no acesso administrativo a roteadores, também é prejudicado.

O problema não se manifestou apenas nas seguintes situações: quando não havia IPv6 na rede (ou seja, não afeta redes que sejam apenas IPv4); quando o IPv6 era obtido por túnel (foram testados HE e 6to4) terminado no próprio host; quando o IPv6 era desabilitado no Windows (o que não é recomendado pela Microsoft, pois pode causar o mal funcionamento do sistema).

Caso seu computador seja afetado pelo bug, é recomendado entrar em contato com o suporte técnico de seu banco e solicitar orientações sobre como proceder para corrigir a situação. Na Internet, é possível encontrar tutoriais que mostram como desinstalar o software e impedir sua reinstalação automática, o que parece ser um processo bastante trabalhoso e que exige alguns ‘truques’. Mas, se optar por fazer isso, é recomendado que não se use o Internet Banking sem antes obter uma orientação do suporte técnico do banco. A equipe do NIC.br não testou os procedimentos de desinstalação.

Foram feitos testes com as soluções de segurança disponíveis nos sites do Banco do Brasil e Banco Mercantil. Contudo, segundo o site g-lock.com.br, também da GAS Tecnologia, a mesma tecnologia é usada por Caixa Econômica Federal, Itaú, Santander e Banco da Amazônia. Segundo relato publicado no NIC.br, a questão é bastante séria, visto que vários provedores de acesso à Internet estão em pleno processo de ativação do IPv6 para seus clientes domésticos.

Um usuário leigo afetado pode ter muita dificuldade em identificar a causa dos problemas, atribuindo-os primeiramente ao provedor de acesso, a uma contaminação do computador por um vírus ou outro malware, ou à própria ativação do IPv6 em sua conexão. Nos fóruns técnicos, já há relatos de empresas e instituições acadêmicas afetadas pelo problema.

O NIC.br destacou que informou o resultado dos testes para a GAS Tecnologia e para os bancos.

Com informações de Convergência Digital