O tempo de uso de aplicativos nos lares brasileiros
supera o dos americanos. Segundo o Ibope//NetRatings, joint-venture
entre o grupo Ibope e a Nielsen//NetRatings, que realizou pela
primeira vez a medição do uso de aplicativos baseados
no protocolo IP no Brasil, há um grande potencial da convergência
da mídia no País, principalmente entre os usuários
mais jovens.
A contabilização do uso de aplicativos
da internet (media players, mensagens instântaneas, softwares
de troca de arquivos, telefonia via Web, entre outros) entre as
residências brasileiras foi iniciada em outubro. Os internautas
brasileiros, com 3 horas e 33 minutos de uso, superaram os americanos,
com 2hs e 49min. No total, os brasileiros navegaram na internet
12hs e 52min (atrás apenas dos EUA e Japão) e o
número total de usuários que utilizaram computadores
com acesso Web atingiu 8,52 milhões.
Uma porção crescente de internautas
utiliza mensagens instantâneas, media players, comunicação
telefônica e softwares de compartilhamento de dados sem
que tenham de estar necessariamente "surfando" em sites
da internet. No Brasil, 5,7 milhões de internautas utilizaram
estes aplicativos em outubro.
A nova versão do software de medição
de audiência da Nielsen NetRatings, o Digital Media Universe
(DMU), foi implantado este mês no Brasil e em mais 10 países
onde a empresa atua, após um ano de aperfeiçoamentos
desde seu lançamento nos EUA, em outubro de 2002.