Desenvolvimento

21 mai, 2019

Brasil é o país que mais sofre ataques por phishing, diz empresa de segurança

Publicidade
O Brasil foi o país que teve a maior parcela dos usuários atacados por golpes de phishing no primeiro trimestre de 2019. Isso representa um índice de 22% dos usuários. No primeiro trimestre de 2018 foram 19%. Em seguida, vêm Austrália (17%) e Espanha (17%).

Um dos culpados por este aumento foram os spams. Ou melhor, um surto de spams sofisticados que oferecem falsas ofertas de emprego. Essas mensagens de oportunidades de trabalho se disfarçavam de recrutadores de grandes corporações. Mas o objetivo final é instalar malware para roubar dinheiro da vítima.

As informações são de um relatório da empresa de segurança cibernética Kaspersky. Segundo a companhia, no primeiro trimestre de 2019, a tecnologia antiphishing da Kaspersky evitou 111,8 milhões de tentativas de direcionar usuários para sites fraudulentos. Isso representa um aumento de 24% em relação ao mesmo período de 2018.

Phishing

Esse tipo de golpe usa engenharia social, como promoções ou manipulação psicológica para disseminar malware. Para rastrear essas ameaças, os pesquisadores da Kaspersky usam os chamados honeypots, ‘armadilhas’ virtuais capazes de detectar e-mails maliciosos e pegar os cibercriminosos. Nessa operação específica, rastrearam fraudadores que tentavam enganar pessoas descuidadas em busca de emprego.

A mensagem maliciosa convida a vítima a entrar em um sistema gratuito de busca de vagas e solicita a instalação de um aplicativo para dar acesso ao banco de dados de empregos. Para fazer a instalação parecer confiável, os atacantes associaram a ele uma janela pop-up com as palavras “DDoS Protection” e uma mensagem falsa indicando que o usuário estava sendo redirecionado para o site de uma das maiores agências de recrutamento.