Estudantes do Bacharelado em Ciências da Computação criam projeto que ensina os principais conceitos da área de forma criativa e acessível em vídeos curtos
Imagine que você acabou de entrar em um curso de graduação na área de computação, ou que seja uma pessoa curiosa e interessada pelo tema. De repente, se vê cercado por termos técnicos, fórmulas matemáticas e conceitos complexos, por vezes difíceis de acompanhar. Com a intenção de tornar esse processo de aprendizagem mais leve, acessível e até divertido, estudantes do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, criaram o Bits por Minuto, um projeto que transforma conteúdos sobre computação em vídeos curtos e didáticos para as redes sociais.
O Bits por Minuto foi criado e desenvolvido pela dupla de estudantes do Bacharelado em Ciências da Computação (BCC), Eduarda Tuboy e Gustavo Ferreira, sob orientação do professor João Batista. Com a premissa de “ensinar computação em 1 minuto”, o projeto busca apresentar nos vídeos os conteúdos presentes nas grades curriculares dos anos iniciais do curso de Ciências da Computação. Por meio de uma abordagem narrativa, personagens animados e linguagem lúdica, os vídeos traduzem conceitos da computação de forma acessível. Atualmente, o Bits por Minuto está presente no Instagram, no TikTok, no X e no Youtube Shorts.
De um slide interativo ao universo das redes sociais
O Bits por Minuto é, na verdade, a evolução de um projeto pré-existente: o Guia do BCC. Criado pelos próprios estudantes que desenvolvem atualmente a iniciativa, o Guia era apenas um slide interativo feito para ajudar os calouros do curso nos primeiros passos na graduação. A intenção dos veteranos, ao criarem o material, era apresentar aos ingressantes o contexto e a interconexão entre as diversas disciplinas do curso, além de revisar alguns conceitos aprendidos até ali. “A gente fez o Guia do BCC também para memorizar o conteúdo. Computação é uma área de estudo muito extensa, e a gente tinha medo de esquecer o que tínhamos estudado”, explica o estudante Gustavo.
Ao observarem o potencial de expansão do material, os alunos apresentaram a ideia dos vídeos ao professor João Batista, que logo sugeriu a inscrição do projeto no Programa Unificado de Bolsas (PUB) da USP. “Quando eles mostraram a ideia, eu pensei que era uma proposta bem característica para o Programa, que possibilita apresentar projetos voltados à extensão – algo que pode atingir a comunidade externa da USP. E assim nós escrevemos o projeto e foi aceito”, relembra o professor. Por ser uma iniciativa integrada das pró-reitorias da USP, o PUB visa o engajamento de estudantes de graduação em atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Traduzindo a computação
Com a aprovação do projeto, teve início a produção dos vídeos. O primeiro passo foi a seleção dos conteúdos, feita com base nas disciplinas do curso, especialmente aquelas dos dois primeiros anos.
Segundo Gustavo, essa seleção se baseia também nas dificuldades enfrentadas pelos estudantes quando estavam cursando as disciplinas práticas no início do curso, quando, muitas vezes, não tinham a quem recorrer de forma rápida e facilitada para esclarecer dúvidas. “Nesse começo, os alunos acabam muito dependentes uns dos outros: às vezes, um deles já conhece o conteúdo porque fez algum curso técnico antes ou recorrem aos amigos mais velhos. Começar o curso totalmente em branco, fora de contexto, torna muito difícil fazer algumas coisas. Daí surgiram o Guia do BCC e, posteriormente, o Bits por Minuto para suprir essa falta”, explica.
A estudante Eduarda relata que, quando foi ler a grade curricular do BCC pela primeira vez, encontrou dificuldade logo de início: “Eu não entendia nada das matérias, das disciplinas… A descrição da ementa era muito técnica. Você lê: ‘lógica digital’, ‘portas lógicas’, mas o que são portas lógicas? É aí que entra o Bits – para dar uma ideia sobre esses conteúdos. Para traduzir, para tornar mais acessível o que parece impossível de entender no começo”.

Roteiros, vozes e animações
A estrutura narrativa do Bits por Minuto se destaca pela autenticidade, já que os conteúdos são apresentados por dois personagens originais: os computadores Bip e Bop. Por meio de diálogos bem-humorados e didáticos entre os dois, os vídeos explicam conceitos fundamentais da computação, como o funcionamento interno dos computadores e os princípios da lógica digital.
Segundo Eduarda, as etapas da produção são bem divididas entre a dupla: “Nós dois escrevemos os roteiros. Depois, a gente parte pra gravação do áudio, em que o Gustavo faz as duas vozes (Bip e Bop) e eu fico com a parte da arte. Depois a gente edita, eu posto, faço as legendas, e tento manter uma atividade lá no perfil”. Desde então, o projeto já lançou três séries temáticas de postagens: eletrônica, lógica digital e computação básica, que está em andamento.

Divulgação científica – Ao acessibilizar conteúdos que muitas vezes permanecem restritos às salas de aula, ou presos à complexidade das fórmulas matemáticas, o Bits por Minuto exerce um papel relevante na divulgação e popularização da ciência.
De acordo com o professor João Batista, isso se deve à combinação entre o foco em disciplinas fundamentais para a formação em Ciências da Computação e uma abordagem alinhada à linguagem dos jovens e ao universo da internet. “Os vídeos são sempre feitos de um jeito diferente, são usadas analogias com situações concretas e práticas da vivência dos jovens. Esse é um aspecto muito interessante: você acaba ensinando de forma lúdica, sem necessariamente recorrer ao formalismo matemático. Isso fica por conta do professor depois”, complementa.
Para a graduanda Eduarda, o projeto também tem a intenção de estimular o ingresso e a permanência dos estudantes na Universidade. “Eu acho que a função é, principalmente, incentivar mais alunos a entrarem no curso, sobretudo meninas, que ainda são poucas na computação. Além de ajudar quem já está no curso a permanecer nele”, finaliza.