A versão final do Windows 10 foi lançada em julho e, desde então, a Microsoft vem fazendo ajustes na interface e nos bastidores do sistema para deixá-lo melhor. Ontem, uma atualização para Insiders trouxe o maior conjunto de novidades até agora.
Mensalmente, a Microsoft lança uma build para os usuários no programa Insider Preview. Abaixo está o que há de novo na mais recente build 10565, lançada ontem; ela inclui as alterações vindas no mês passado com a build 10547.
Para entrar no programa Insider, vá até Configurações > Atualização e Segurança > Windows Update > Opções avançadas. Lá, você encontrará a opção “Receber compilações de participantes do programa Windows Insider”. Se você ainda não estiver cadastrado no programa, clique em “Introdução”.
Ajustes na interface
As barras de título nas janelas podem ficar coloridas, encaixando-se com o tema que você usa. Basta ir em Configurações > Personalização > Cores e ativar a opção “Exibir cor em Iniciar, barra de tarefas, central de ações e barras de título”.
A Microsoft quer unificar o estilo dos menus que aparecem quando você clica com o botão direito. Assim, os menus de contexto também estão ficando mais consistentes no sistema, adotando o tema escuro e o mesmo tamanho de fonte.
O Windows 10 também está recebendo ícones atualizados em alguns lugares que pareciam abandonados, como o Gerenciador de Dispositivos e o Editor de Registro (regedit).
Na build 10547, lançada em setembro, o menu Iniciar passou a permitir que você crie grupos com até quatro colunas de blocos dinâmicos (normalmente são apenas três). Para ativar isso, basta ir em Configurações > Personalização > Iniciar e ativar “Exibir mais blocos”.
Indo em Configurações > Personalização > Tela de bloqueio, você também pode desativar a imagem de plano de fundo que aparece quando você insere a senha para fazer login. Em vez do logotipo do Windows, você verá apenas uma cor sólida.
Essa atualização também trouxe mudanças para o modo Tablet, aproximando-o do Windows 8. É possível usar o Snap para colocar apps à direita ou à esquerda, substituir um app por outro e deslizar a partir da borda superior para fechar um app.
Apps
O Microsoft Edge agora sincroniza seus favoritos e lista de leitura, e exibe uma prévia das abas quando você passa o mouse por cima delas.
O Skype foi dividido em três apps universais, feitos para funcionarem no PC e smartphone. O Mensagens permite bater papo, o Telefone faz chamadas de voz, e o Skype Vídeo faz chamadas de vídeo – eles estarão presentes no Windows 10 Mobile em uma atualização futura.
O app Mensagens permite enviar respostas a seus contatos diretamente da Central de Ações ou de notificações.
Na build 10547, o app Fotos ganhou uma visão para navegar por suas pastas no PC e no OneDrive. Além disso, foi lançado o app Xbox Beta, que vai antecipar novidades para o Xbox no Windows 10.
Cortana
A Cortana também ficou mais esperta: ela encontra ingressos de cinema e eventos no seu e-mail e, duas horas antes, avisa como chegar ao local. Isso inclui uma opção de agendar um Uber para levar você.
Além disso, a assistente consegue entender suas anotações por escrito: ela procura por locais, datas e horários para encaixar a informação na sua agenda.
A assistente da Microsoft estará disponível para Windows Insiders no Brasil ainda este ano.
Outras novidades
Além de diversas correções de bugs, a build 10565 facilita a ativação do Windows 10 em PCs que rodam uma versão anterior do sistema. A Microsoft explica:
Se você instalar esta build do Windows 10 Insider Preview em um PC e ela não ativar automaticamente, você pode inserir a chave de produto do Windows 7, Windows 8 ou Windows 8.1 válida para o mesmo dispositivo. Vá em Configurações > Atualização e segurança > Ativação e selecione Alterar chave de produto.
Se você fizer uma instalação limpa do Windows 10… também é possível inserir a chave do produto de versões anteriores do Windows em dispositivos qualificados durante a configuração.
Vale lembrar que, para ter acesso a tudo isso, é preciso estar no programa Windows Insider e instalar a build 10565, disponível para quem escolheu receber atualizações no grupo Rápido (Fast).
Essas novidades devem chegar a todos os usuários em novembro.
Com informações de Gizmodo