Menos de um mês após atingir a marca de 100 milhões de usuários, o Google Fotos ganhou uma atualização ontem com foco em economizar espaço no dispositivo Android e no armazenamento em nuvem do Google, que é limitado a 15 GB.
O app para Android do serviço agora vai identificar o local no qual o back up das fotos é feito na nuvem para, em seguida, apagar imagens duplicadas e economizar espaço no dispositivo. No entanto, o aplicativo não fará isso automaticamente – o usuário precisa ir até Configurações e ativar o recurso.
Leia também:
-
Google reduz preço mínimo de apps da Google Play no Brasil
-
Google+ é redesenhado com foco no usuário
Além do processo manual, o aplicativo irá alertar o usuário com um cartão de “assistente” quando a disponibilidade de armazenamento local se aproximar de seu limite. O usuário tem, então, a opção de iniciar a exclusão de fotos locais duplicadas na nuvem.
Outro novo recurso tem como foco economizar espaço na nuvem do Google, que oferece 15 GB de armazenamento gratuito. O Google Fotos fornece armazenamento ilimitado e gratuito para fotos do telefone sincronizadas usando a configuração de “Alta Qualidade”, que reduz os tamanhos dos arquivos com a qualidade de imagem ligeiramente degradada. Mas se o usuário definiu o backup automático para “Qualidade Original”, o limite de 15 GB aplica.
O Google não informou quando pretende disponibilizar essas novidades para iOS.
Com informações de Neowin