A ARM anunciou um ambiente de desenvolvimento feito exclusivamente para programar sistemas GNU/Linux que rodem em seus processadores. O ARM Development Studio 5 (ARM DS-5) visa diretamente a programação de Linux, em especial o Android, nos processadores que atualmente monopolizam o mercado de celulares, tablets e demais dispositivos móveis.
O principal uso da ferramenta DS5 deve ser feito em software mais básico do sistema, como o kernel do Linux e nos drivers. Para isto, ela permite o acompanhamento detalhado das diferentes
threads e dos módulos ativos no sistema operacional, facilitando a vida de quem
escova bit para sistemas ARM.
Como a ARM não fabrica processadores, mas vende projetos básicos que outras empresas adquirem para construir suas próprias versões, disponibiliza nessa feramenta o suporte a modelos específicos de várias empresas, como a Texas Instruments, Freescale (subsidiária da Motorola) e Marvell. Entretanto, nota-se a ausência da nVidia, cujo modelo Tegra tem sido recebido com entusiamo por empresas que produzem tablets e netbooks. Isso não impede o uso do programa nos desenvolvedores Tegra, mas o programador terá que fazer ajustes específicos para o chip.
Disponível para Windows e GNU/Linux, o DS-5 tem uma versão gratuita de testes que pode ser baixada em http://bit.ly/empH60. Os preços estão disponíveis somente por cotação direto com o fornecedor, que pode ser feita pelo site.
Com informaçôes de Geek