A Apple liberou na sexta-feira seu codec de áudio como Open Source. Ao contrário do MP3, que comprime o áudio de uma música removendo informações do arquivo (diminuindo a fidelidade da música), o codec da Apple, conhecido como Apple Lossless Audio Codec usa outra fórmula que permite reduzir o tamanho do arquivo original em até 60%, sem perda da integridade.
O Apple Lossless Audio Codec (ALAC) é um codec de áudio normalmente usado em iPhones, iPods e afins, e pode ser encontrado em arquivos com a extensão .m4a. E a principal diferença dele para o famoso MP3 é que no caso do ALAC a perda na qualidade do áudio é quase imperceptível. Quem já comparou uma música salva como .mp3 e a mesma salva como .flac (arquivo salvo com o codec FLAC) sabe a diferença que isso traz.
O impacto dessa novidade é que, com o codec sendo livre, em breve poderá haver cada vez mais programas que gravam e leem o formato, assim como dispositivos (players, tablets etc.) de outras empresas compatíveis com ele. E se o .m4a se tornar popular, distros linux que hoje não podem ser distribuídas com o codec mp3 não teriam mais problema algum: seria só incluir o ALAC e pronto.
Todo o código-fonte do encoder e do decoder do ALAC foi disponibilizado no site do projeto, junto com um programa de exemplo.
Por Paulo Graveheart


