DevSecOps

21 nov, 2016

App brasileiro vence prêmio latino-americano do BID

Publicidade

Um aplicativo brasileiro de combate à epidemia de Dengue, Zika e Chikungunya, que permite o monitoramento de focos do mosquito Aedes aegypti e de sintomas causados pelos vírus foi eleita Startup Mais Inovadora de Saúde e Saneamento da América Latina pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). O Sem Dengue foi anunciado vencedor durante cerimônia realizada nesta semana no Demand Solutions, conferência internacional promovida pelo Banco sobre inovação e que este ano foi realizada em Buenos Aires, capital da Argentina.

sem-dengue-01

Por meio de aplicativos nas versões Android e iOS instalados em smartphones e tablets, usuários podem fiscalizar possíveis focos do mosquito, por meio de fotos e geolocalização. Em parceria com o departamento de epidemiologia da Universidade de São Paulo (USP), também é possível responder a um questionário para detectar supostos sintomas causados pela Dengue, pela Zika e pela Chikungunya. Todas essas informações são monitoradas em tempo real por equipes de epidemias designadas por cidades brasileiras, informou o Convergência Digital.

Desde quando foi criado, em janeiro deste ano, pela startup Colab.re de gestão colaborativa de cidades, o Sem Dengue teve 5.711 focos reportados, sendo que, destes, 3.107 casos tiveram respostas e 2.629 testes foram resolvidos. As cidades que lideram o número de fiscalizações são São Paulo, Niterói e Teresina, nas quais a Prefeitura incentiva os cidadãos a usarem a plataforma. Atualmente, 35 prefeituras brasileiras utilizam o aplicativo como ferramenta oficial de combate e monitoramento do Aedes Aegypti.

A conferência Demand Solutions tem por objetivo fomentar projetos que contribuem para a melhoria da vida nos grandes centros urbanos, em áreas como saúde, mobilidade urbana, clima e eficiência energética. O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) é a mais importante fonte de financiamento e assistência técnica para o desenvolvimento da América Latina e Caribe, com o objetivo de melhorar a vida das pessoas da região, por meio de parcerias com seus países membros, para contribuir com a implementação de soluções inovadoras para desafios de desenvolvimento.