Notícias

19 jul, 2024

Apagão cibernético afeta voos, bancos e comunicações ao redor do mundo

Publicidade

Nesta sexta-feira (19), um apagão cibernético causou atrasos em voos e prejudicou serviços bancários e de comunicação globalmente. O problema, relacionado a sistemas Windows da empresa de segurança digital CrowdStrike, afetou companhias aéreas, bancos, mídia e serviços de saúde em vários países. Não há indícios de ataque hacker, e a Microsoft afirma que a falha foi resolvida, embora problemas residuais ainda possam ocorrer.

Nos Estados Unidos, American Airlines, United e Delta paralisaram todos os voos, enquanto a JetBlue manteve operações normais. No Brasil, usuários relataram problemas em apps de bancos, e o Aeroporto de Viracopos confirmou impactos na Azul Linhas Aéreas. No mundo, bolsas de valores também enfrentaram dificuldades.

Apagão cibernético

Na Europa, a Eurowings cancelou voos entre Alemanha e Reino Unido até as 15h (10h no Brasil). Atrasos e cancelamentos foram registrados em aeroportos da Alemanha, Índia, Singapura e Hong Kong. Em Berlim, todas as decolagens foram suspensas por algumas horas, e em Singapura, o check-in passou a ser feito manualmente.

Problemas tecnológicos afetaram serviços de emergência no Alasca, bancos e mídia na Austrália, trens e serviços de saúde no Reino Unido e cirurgias eletivas na Alemanha. Na África do Sul, um dos maiores bancos enfrentou dificuldades, e na França, o comitê organizador dos Jogos Olímpicos de Paris relatou problemas de TI, mas a venda de ingressos não foi afetada.

Com informações do G1