A Apache Software Foundation lançou recentemente o NetBeans 10.0 com suporte melhorado ao JDK 11, adicionando suporte ao JUnit 5 e a reintegração dos módulos PHP, JavaScript e Groovy.
Escrito em Java e originalmente criado para a comunidade Java, o NetBeans é cross-platform, possui IDE poliglota que inclui suporte de linguagem para HTML5, PHP e C/C++.
Originalmente conhecido como Xelfi para IDE Java, o NetBeans foi criado por um grupo de estudantes de matemática e física da Charles University, na República Checa, em 1996. O NetBeans se tornou a principal IDE para Sun Microsystems e passou a ser aberto em junho de 2000.
Um ano depois que a Oracle inicialmente propôs a doação do NetBeans para a Apache, a primeira de várias doações de código foi feita em setembro de 2017 para o processo de incubação da Apache. O NetBeans 10 faz parte da segunda doação de código da Oracle.
O processo de transição do NetBeans envolve a reintegração de clusters do código doado pela Oracle no Apache. Essa reintegração de código é necessária para questão de licenciamento e envolve a leitura de todo o código-fonte para garantir que ele possa ser lançado legalmente pelo Apache.
Por exemplo, os clusters da plataforma
, IDE
, e Java
foram reintegrados no NetBeans 9.0, considerado o lançamento inicial do Apache, e incluiu suporte para o Java 9 e 10.
Mais detalhes sobre todos os novos recursos podem ser encontrados na nova página do NetBeans.
O NetBeans pode ser baixado diretamente do repositório fonte no GitHub.
JDK 11
O suporte melhorado ao JDK 11,inclui:
- Atualização do módulo nb-javadoc para o JDK 11
- Remoção dos módulos Java EE e CORBA de acordo com o JEP-320
- Depreciação do JavaScript Engine da Nashorn de acordo com o JEP-335
- Suporte var para expressões lambda digitadas implicitamente de acordo com a JEP-323
JUnit 5
O NetBeans adicionou suporte ao JUnit 5, mas devido às diferenças entre o JUnit 4 e JUnit 5, a configuração é diferente com projetos feitos em Apache Maven e Apache Ant. Por padrão, o NetBeans usa o JUnit 5 ao gerar novos testes em projetos feitos em Maven. A IDE gera os novos testes e as dependências do JUnit 5 são adicionadas no arquivo pom.xml. O Ant oferece o JUnit Launcher, uma tarefa do Ant para ajudar a facilitar testes em JUnit 5.
Uma alternativa é usar o Console Launcher, uma linha de comando Java, aplicação oferecida pela JUnit, para projetos Maven e Ant. Um arquivo Jar executável, invocado como no exemplo abaixo, inclui uma variedade de opções configuráveis:
java -jar junit-platform-console-{ version }.jar --scan-class-path --class-path target/classes
J. Steven Perry, desenvolvedor independe de software, proprietário e consultor principal da Makoto Consulting Group, publicou um vídeo de quatro minutos e meio mostrando como usar o Console Launcher.
Roteiro 2019
A Apache se comprometeu a dois lançamentos em 2019, de acordo com seu roteiro. O NetBeans 11 está programado para ser lançado em março, com suporte ao JDK 12 e reintegração do cluster Java EE/Jakarta EE.
O NetBeans 12 está programado para ser lançado em setembro com suporte para o JDK 13 e reintegração do cluster C/C++, e o código C/C++ está atualmente em processo de ser doado pela Oracle.
Fontes
- Oracle Gives NetBeans to the Apache Foundation by InfoQ (September 19, 2016)
- First NetBeans Code Drop Lands at Apache by InfoQ (September 19, 2017)
- A Brief History of NetBeans by Apache