A versão 4.1.0 do Apache CloudStack foi liberada. Desenvolvida durante mais de cinco meses pela comunidade Apache CloudStack, ela traz novas funcionalidades e correções de bugs desde o ciclo da versão 4.0.x. A versão 4.1.0 também marca grandes mudanças na base de código para tornar o CloudStack um software mais fácil para os desenvolvedores, uma nova estrutura para a criação de pacotes RPM e Debian, e completa a transição para utilizar o Maven como ferramenta de construção.
O Apache CloudStack é uma plataforma orquestração de cloud de código aberto utilizada pelas maiores empresas públicas e privadas ao redor do mundo. Ele foi criado após a Citrix doar o projeto para a Fundação Apache.
Entre os novos recursos do Apache CloudStack 4.1.0 estão: um serviço de API que permite listar a partir de um endpoint as APIs suportadas e seus detalhes; um framework de eventos para proporcionar um “event bus” com semântica para publicar, cadastrar e cancelar – inclui um plugin RabbitMQ que pode interagir com os servidores AMQP e a noção de evento de mudança de estado; implementação da funcionalidade de roteamento L3 no plug-in Nicira NVP e suporte para KVM (anteriormente somente Xen); “API request throttling” para prevenir ataques através de solicitações frequentes pela API; regiões no estilo AWS; regras de firewall egresso para redes dos guests; redimensionamento do disco raiz e de volumes; redefinição de chaves SSH para acesso a VMs; suporte para API EC2 para consulta e para autoscaling em conjunto com dispositivos de balanceamento de carga, como NetScaler.
Com informações de BR-Linux