Android

22 out, 2015

Android Marshmallow ativa criptografia por padrão, mas não para todos os gadgets

Publicidade

O Android 6.0 Marshmallow traz várias novidades na interface e nos bastidores, e há outra para acrescentar à lista: dispositivos que vierem com essa versão pré-instalada vão criptografar todos os seus dados por padrão – desde que eles sejam rápidos o bastante.

A criptografia protege seus dados porque as fabricantes não guardam a senha para decodificá-los e, portanto, não podem entregá-los às autoridades. No entanto, isso pode reduzir o desempenho do seu smartphone ou tablet.

Recentemente, o Google atualizou o documento que lista as exigências para fabricantes que queiram usar o Marshmallow. A criptografia em smartphones e tablets agora é obrigatória e tem que ser ativada por padrão. Entretanto, isso não vale para todos os dispositivos – só para os que conseguirem ler dados criptografados a pelo menos 50 MB/s.

Smartphone-seguranca

Abaixo, o trecho relevante:

Para dispositivos que suportam criptografia completa de disco e com desempenho criptográfico em Advanced Encryption Standard (AES) acima de 50MiB/s, a criptografia deve ser ativada por padrão no momento em que o usuário completar a configuração inicial.

Se um dispositivo já tiver sido lançado com uma versão anterior do Android e a criptografia estiver desativada por padrão, esse dispositivo não poderá cumprir o requisito por meio de uma atualização de sistema, e portanto estará isento.

Ou seja, caso seu dispositivo seja atualizado para o Marshmallow, ele não vai ativar a criptografia por padrão: isso só vale para novos dispositivos.

No ano passado, o Google disse que o Android 5.0 Lollipop iria ativar a criptografia por padrão. Este ano, a empresa silenciosamente voltou atrás, explicando que isso aconteceu “devido a problemas de desempenho em alguns dispositivos Android de parceiros”. Apenas o Nexus 6 e Nexus 9 foram lançados com criptografia ativada.

Se você usa o Android 4.1 ou superior, pode ativar isso manualmente indo em Configurações > Segurança > Criptografia e seguindo estas instruções.

Desde o ano passado, o iOS 8 criptografa os dados pessoais do usuário por padrão. Apple e Google se preocupam com privacidade (pelo menos até certo ponto) porque podem ser obrigadas judicialmente a entregar esses dados para o governo. Com a criptografia, esses dados ficam inacessíveis a qualquer pessoa – inclusive ao usuário final, caso ele esqueça a senha.

Com informações de Gizmodo