Android

2 jun, 2015

Android M chega em breve, mas nem 15% dos usuários têm Lollipop

Publicidade

O Google revelou na última semana o Android M, próxima versão do seu sistema operacional para dispositivos móveis. Uma versão de testes já foi lançada, e a atualização final deve chegar em breve. No entanto, a fragmentação do mercado da plataforma mostra que nem 15% dos usuários têm a edição anterior, o Android 5.0 (Lollipop).

O Android Lollipop foi disponibilizado pela primeira vez no ano passado, durante a Google I/O 2014, e teve um upgrade para a versão 5.1 em fevereiro deste ano. No entanto, está presente somente em 12,4% dos aparelhos, sendo que só 0,8% dos gadgets possuem seu update mais recente. Os dados são da página de desenvolvedores do Android.

Android

Até o momento, a versão mais popular do sistema operacional do Google para dispositivos móveis é o Android 4.4 (KitKat), que está presente em quase 40% dos smarts com a plataforma (39,2%). Depois vem o Jelly Bean, com 37,4%.

Apesar de mais antigos, o Android Ice Cream Sandwich e o Android Gingerbread ainda apresentam fatias consideráveis do mercado, com 5,1% e 5,6%, respectivamente. O Froyo, edição 2.2 do sistema do Google, é quem vai, aos poucos, sumindo – está em somente 0,3% dos aparelhos atuais.

Os dados foram coletados na última semana, por 7 dias, terminando no último dia 1º de junho. Eles refletem o número de aparelhos rodando a última versão do aplicativo do Google Play, que é compatível com o Android 2.2 ou superior. Versões anteriores não fazem parte da contagem por conta disso.

Com informações de Techtudo