DevSecOps

13 mai, 2016

Amazon abre código do DSSTNE, seu software de deep learning

Publicidade

Recentemente, a Amazon entrou no universo open source com a abertura do código do seu software de deep learning DSSTNE no GitHub, sob uma licença Apache.

Deep learning envolve treinamento de redes neurais artificiais em lotes de dados e, em seguida, levá-los a fazer inferências sobre novos dados. Várias empresas de tecnologia estão fazendo isso, e já existem vários frameworks de deep learning disponíveis, incluindo TensorFlow do Google.

[awprm urls=https://imasters.com.br/noticia/assistente-de-voz-da-amazon-chega-novo-dispositivo/,https://imasters.com.br/noticia/novo-servico-da-amazon-chega-para-concorrer-com-youtube/]

A Amazon não é a empresa de tecnologia mais ativa no reino do código aberto, mas ela fornece uma razão para essa iniciativa em um (FAQ) incluído no repositório: “Estamos abrindo o código do DSSTNE para que a promessa do deep learning possa se estender para além da fala, compreensão da linguagem e reconhecimento de objetos, chegando a buscas e recomendações. Esperamos que os pesquisadoes de todo o mundo possam colaborar para melhorá-lo. Mas, o mais importante: esperamos que isso estimule a inovação em muitas outras áreas”.

No entanto, o software tem limitações. Na sua forma atual, o DSSTNE (pronuncia-se “destiny”) não suporta cargas de trabalho convolucionais para reconhecimento de imagem, e o suporte para redes neurais recorrentes é limitado. Mas o software pode treinar usando várias unidades de processamento gráfico (GPU) de uma só vez, ao contrário de outros frameworks, e já está apresentando vantagens de desempenho sobre o TensorFlow.

Amazon diz que ele fornece um aumento de 2,1 vezes de velocidade em relação ao TensorFlow em uma instância g2.8xlarge GPU na nuvem pública do Amazon Web Services (AWS).

Além disso, o DSSTNE é baseado em C++ , o que traz vantagens em relação à facilidade de uso.

A documentação está disponível aqui.

Com informações de Venturebeat